Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Por que a Stellantis, dona da Jeep e da Ram, está investindo US$ 13 bilhões nos EUA
Publicado 03/11/2025 • 15:14 | Atualizado há 7 horas
        
        
                            
                    
                    
Eleitores expressam frustração com desempenho de Trump na economia, aponta pesquisa NBC News                    
Samsung constrói unidade com 50 mil GPUs da Nvidia para automatizar fabricação de chips
Acordo Trump-Xi é um passo importante, mas ainda não resolve a falta de chips para o setor automotivo
Microsoft supera projeções e cresce 18% com impulso da nuvem e da IA
Valor de mercado: Nvidia vale 25 Disneys, 50 Nikes e mais de 3 mil JetBlues
Publicado 03/11/2025 • 15:14 | Atualizado há 7 horas
KEY POINTS
                            Divulgação/Stellantis
Logotipo da Stellantis
A montadora Stellantis está fazendo uma aposta de US$ 13 bilhões em um retorno ao mercado americano, após um difícil 2024 e um prejuízo líquido de US$ 2,7 bilhões no primeiro semestre de 2025.
Preços altos e produtos ultrapassados prejudicaram o que havia sido um início promissor para a companhia formada pela fusão da francesa Peugeot com a ítalo-americana Fiat-Chrysler.
A união permitiu às montadoras economizar mais de US$ 8 bilhões ao compartilhar peças e otimizar operações — aproximadamente o dobro do que o acordo havia prometido aos investidores.
Leia mais:
Leapmotor: como fica o portfólio da Stellantis com a chegada da marca chinesa?
Controladora da Jeep, Stellantis anuncia investimento de US$ 13 bi nos EUA
As restrições de oferta durante a pandemia também permitiram que a Stellantis aumentasse os preços dos veículos disponíveis em meio aos estoques reduzidos. O resultado foram três anos consecutivos de crescimento nos lucros, que passaram de US$ 15,4 bilhões em 2021 para US$ 20 bilhões em 2023.
Mas, mesmo com os estoques limitados sustentando as vendas em todo o setor, muitos dos compradores fiéis das marcas Jeep, Ram, Dodge e Chrysler começaram a se afastar.
“Muitas montadoras elevaram bastante os preços durante a pandemia”, afirmou Tom Narayan, analista-chefe de ações do RBC Capital. “Mas a Stellantis foi, de fato, uma das que mais exageraram.”
Durante esse período, a Stellantis perdeu participação de mercado, caindo cerca de 5 pontos percentuais nos Estados Unidos em cinco anos, segundo dados da Autoforecast Solutions.
Agora, a empresa tem um novo plano para recuperar seu antigo status, com um investimento total de US$ 13 bilhões.
Cerca de um décimo desse valor já está destinado a modernizar fábricas nos EUA, tanto para novos modelos quanto para os já existentes. Especialistas afirmam que essa estratégia também busca reduzir custos relacionados às tarifas sobre veículos importados. Mais cedo neste ano, a Stellantis informou que as barreiras comerciais devem custar US$ 1,7 bilhão em 2025.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
                                1
            SÉRIE EXCLUSIVA 3 — O escândalo Ambipar: quem é Tércio Borlenghi. O empresário e CEO por trás da crise já foi condenado por corrupção
                                2
            Kimberly-Clark compra Kenvue e cria gigante global de saúde e bem-estar; ação cai 15%
                                3
            Decisão contra 99Food reacende debate sobre concorrência do delivery; iFood já respondeu por abuso em contratos
                                4
            Em dia histórico, Ibovespa B3 quebra novo recorde; dólar fecha em queda leve
                                5
            Impasse entre BC e bancos adia regulamentação do Pix Parcelado