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Uber fecha acordo de seis anos com a Lucid para robotáxis e investe US$ 300 milhões em empresa de veículos elétricos
Publicado 17/07/2025 • 12:15 | Atualizado há 5 meses
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Publicado 17/07/2025 • 12:15 | Atualizado há 5 meses
KEY POINTS
Divulgação Lucid.
Uber fecha acordo com a Lucid.
Nesta quinta-feira, a Uber anunciou uma parceria para implantar mais de 20.000 robotáxis nos próximos seis anos, à medida que a demanda por carros autônomos atinge um novo patamar. Como parte da parceria, a empresa de transporte por aplicativo está se unindo à Lucid, fabricante de veículos elétricos, e à Nuro, uma startup de veículos autônomos.
Sob o acordo, a Uber investirá US$ 300 milhões na Lucid. A Nuro desenvolverá a tecnologia de direção autônoma que a Lucid usará para fornecer robotáxis à Uber ao longo do acordo, recebendo um investimento de centenas de milhões de dólares.
As empresas planejam lançar os robotáxis em um grande centro urbano dos Estados Unidos no próximo ano.
“Estamos empolgados em fazer parceria com a Nuro e a Lucid neste novo programa de robotáxis, desenvolvido exclusivamente para a plataforma Uber, para trazer de forma segura a magia da direção autônoma para mais pessoas ao redor do mundo”, declarou Dara Khosrowshahi, CEO da Uber, em um comunicado.
Em uma entrevista à CNBC, o CEO interino da Lucid, Marc Winterhoff, afirmou que a parceria representa uma oportunidade para a fabricante de veículos elétricos competir em um mercado “completamente novo” que ainda não havia penetrado.
A Nuro, que conta com o apoio do Google e do SoftBank Vision Fund, fornecerá o software de “sistema de direção autônoma nível 4” para os veículos. A tecnologia pode conduzir passageiros em condições normais de tráfego e clima, sem um humano ao volante.
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Serviço de robotáxis da Uber e Waymo começa a operar em Atlanta
A parceria com a Lucid e a Nuro segue a aliança da Uber com a Waymo, apoiada pela Alphabet. As duas empresas expandiram seus serviços para Atlanta e Austin, no Texas, no início deste ano.
Os veículos da Waymo também são considerados de Nível 4, conforme definido pelos Níveis de Automação de Condução da SAE. Atualmente, a Tesla vende carros equipados com sistemas de Autopilot e FSD Supervisionado, que se enquadram na categoria de nível 2, necessitando de um humano ao volante. A empresa de Elon Musk lançou um teste piloto de robotáxi em Austin em junho.
A Lucid afirmou que a autonomia de 450 milhas (aproximadamente 724 km) de seus veículos Gravity deve ajudar a reduzir custos e tempos de recarga, além de melhorar a acessibilidade. Winterhoff mencionou que o programa pode eventualmente incluir futuros veículos da Lucid que estão atualmente em desenvolvimento.
“Fomos escolhidos devido à nossa liderança em tecnologia de veículos elétricos”, ele disse.
Os testes para o primeiro protótipo do veículo estão em andamento em um circuito fechado nas instalações da Nuro em Las Vegas. Em abril, a startup arrecadou US$ 106 milhões em uma rodada de financiamento da T. Rowe Price, Fidelity, Tiger Global e Greylock.
O acordo é um “modelo para um programa de robotáxis que é tanto comercialmente viável quanto escalável globalmente”, disse a Nuro em um comunicado à CNBC.
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Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
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