Jaguar apresenta o Type 00, primeiro carro sob nova identidade de marca
Publicado 03/12/2024 • 07:19 | Atualizado há 5 meses
A ‘regra simples’ de Warren Buffett para construir riqueza quando o mercado de ações está volátil
EUA começará a eliminar corantes usados em salgadinhos e doces como Cheetos e Skittles
CEO da OpenAI, Sam Altman deixa cargo de presidente do conselho da Oklo
Americanos já estão fazendo mudanças financeiras em resposta às tarifas. Veja o que os especialistas recomendam priorizar
Trump diz que “há uma chance” de que a receita tarifária substitua o imposto de renda. Economistas estão céticos
Publicado 03/12/2024 • 07:19 | Atualizado há 5 meses
KEY POINTS
Pronunciado como "Type Zero Zero", o veículo adota um estilo minimalista, mas com detalhes marcantes
Foto: Jaguar
A montadora britânica Jaguar apresentou o Type 00, um carro-conceito totalmente elétrico que representa a nova direção de design da marca, na noite de segunda-feira (2), .
Pronunciado como “Type Zero Zero”, o veículo tem um estilo minimalista, mas com detalhes marcantes. Seu design quadrado, com luzes elegantes e rodas grandes, se distancia das linhas esportivas e SUVs que definem os atuais modelos da Jaguar.
Embora veículos-conceito como o Type 00 não sejam produzidos para o consumidor, eles servem para medir o interesse do público e antecipar o futuro da marca. A Jaguar planeja lançar vários novos modelos elétricos nos próximos anos, incluindo um GT de quatro portas, cuja apresentação está prevista para o próximo ano e deve ter semelhanças com o Type 00.
A empresa projeta que seu novo EV de produção alcance uma autonomia de até 430 milhas (cerca de 692 km) com uma única carga e forneça até 200 milhas (aproximadamente 322 km) em apenas 15 minutos usando carregamento rápido.
O lançamento do Type 00 ocorre semanas após a Jaguar divulgar uma campanha de rebranding chamada “Copy Nothing”. Um vídeo promocional apresentou modelos andróginos de diferentes etnias e tamanhos, em um cenário colorido e vibrante, acompanhado de novos logotipos e fontes. Notavelmente, o icônico logotipo do jaguar, usado pela empresa desde a década de 1950, foi removido.
A campanha rapidamente se tornou viral, gerando críticas nas redes sociais. Comentários variaram desde objeções ao estilo da fonte e à remoção do logo clássico até acusações de que a empresa estaria “abandonando sua herança” e adotando uma postura “woke”. A ausência de carros no vídeo também foi amplamente questionada.
Apesar da controvérsia, a Jaguar defendeu sua abordagem. “O relançamento da marca é uma reinvenção ousada e criativa e, como esperado, atraiu atenção e debate”, afirmou a empresa.
A campanha faz parte de uma transição maior, com a Jaguar se preparando para se tornar uma marca exclusivamente elétrica até 2026. Este movimento, alinhado à tendência da indústria, vem enfrentando desafios devido à adoção mais lenta do que o esperado de veículos elétricos no mercado global.
“Nós precisamos reposicionar nossa marca em um patamar de preço completamente diferente, então precisamos agir de maneira distinta. Queremos nos afastar dos estereótipos automotivos tradicionais”, afirmou Rawdon Glover, diretor-gerente da Jaguar, em entrevista ao Financial Times.
Ele também repudiou os “discursos de ódio e intolerância” direcionados à campanha e negou que a estratégia da empresa tenha conotações “woke”.
Com o Type 00 e a nova identidade de marca, a Jaguar busca redefinir seu papel na indústria automotiva global, enfrentando críticas e expectativas enquanto avança em direção ao futuro elétrico.
Mais lidas
Trump diz que não tem ‘nenhuma intenção’ de demitir o presidente do Fed
A 'regra simples' de Warren Buffett para construir riqueza quando o mercado de ações está volátil
Americanos já estão fazendo mudanças financeiras em resposta às tarifas. Veja o que os especialistas recomendam priorizar
Tesla reporta resultados trimestrais decepcionantes, com queda de 20% na receita automotiva
JBS convoca assembleia para decidir sobre dupla listagem na NYSE e B3