Estrela da NBA Russell Westbrook lança startup de planejamento funerário com inteligência artificial
Publicado 07/05/2025 • 13:39 | Atualizado há 22 horas
Disney anuncia parque temático e resort em Abu Dhabi
Disney supera estimativas com avanço inesperado no streaming
Divisão de TV cabo e digital da Comcast será chamada de Versant
Ações da Novo Nordisk sobem após empresa prever queda nas vendas de versões genéricas do Wegovy
Por que os mercados indianos não se intimidam com os ataques contra o Paquistão
Publicado 07/05/2025 • 13:39 | Atualizado há 22 horas
KEY POINTS
Superestrela da NBA Russell Westbrook.
Instagram/Russell Westbrook.
O astro da NBA Russell Westbrook está fazendo uma jogada fora das quadras para simplificar o planejamento funerário com inteligência artificial.
O famoso armador do Denver Nuggets anunciou na quarta-feira (7) o lançamento da Eazewell, uma startup que usa tecnologia de IA para otimizar o processo de coordenação de funerais. Westbrook fundou a empresa junto com o ex-astro do Charlotte Hornets Kemba Walker e o amigo de infância Donnell Beverly Jr., que atua como presidente da Russell Westbrook Enterprises.
“Minha carreira inteira, dentro e fora das quadras, sempre foi sobre agir de forma decisiva nos momentos mais importantes”, Westbrook escreveu em um comunicado à CNBC. Westbrook e os Nuggets estão atualmente enfrentando o Oklahoma City Thunder nas semifinais da Conferência Oeste da NBA. “A Eazewell é exatamente isso — uma solução decisiva para um problema muito real.”
A empresa baseada em Los Angeles usa IA para oferecer opções de funerais adaptadas aos orçamentos e preferências de cada usuário. A plataforma auxilia com papelada, planejamento financeiro, convites e tarefas frequentemente esquecidas, como cancelar contas de serviços e perfis em redes sociais de um ente querido falecido. A Eazewell atualmente conta com 11 funcionários e já testou sua plataforma beta com mais de mil famílias.
A Eazewell não divulgou informações sobre financiamento, mas possui acordos de receita com serviços parceiros. A startup também está trabalhando em parcerias com empresas de finanças e seguros de vida no setor. O serviço é gratuito e não possui componentes de anúncios “nesta etapa”, conforme afirmou um porta-voz da empresa.
“Estamos tentando tirar o peso dos ombros das pessoas o máximo possível e tornar esse processo muito mais fácil para elas”, disse Walker em entrevista por telefone à CNBC. Walker jogou basquete universitário com Beverly na Universidade de Connecticut.
Leia também:
Boticário faz parceria com a NBA em linha de produtos masculinos com edição limitada
A origem da Eazewell remonta aos tempos de escola de Westbrook e Beverly, quando seu amigo e companheiro de equipe de basquete Khelcey Barrs III faleceu inesperadamente devido a um coração aumentado. Westbrook homenageia Barrs até hoje usando uma pulseira com as iniciais “KB3” em todos os jogos da NBA que disputa e em seu tênis exclusivo Jordan Why Not Zer0.6 “Khelcey Barrs”.
“É um lembrete de que a vida pode mudar num piscar de olhos”, disse Westbrook. “Você não escolhe o momento, mas pode escolher como responder.”
A experiência deixou um impacto duradouro nos dois amigos, disse Beverly, mas foi só após a morte dos pais de Beverly que ele experimentou as dificuldades do planejamento funerário em primeira mão. Beverly descreveu a experiência como “confusa” e “exaustiva”.
Desiludido e frustrado com o processo após a morte de sua mãe e pai em 2016 e 2020, respectivamente, Beverly recorreu a seus amigos próximos para criar a solução que se tornou a Eazewell.
“Parece o momento perfeito para realmente transformar nossa dor compartilhada em propósito”, disse Beverly.
Uma das características mais inovadoras da Eazewell é seu agente de IA ativado por voz, que pode obter cotações de custo e ligar para casas funerárias em nome do usuário.
Avanços recentes em IA apenas recentemente possibilitaram automatizar tarefas e criar agentes que podem gerenciar essas funções de maneira empática e compassiva, disse Viviane Ghaderi, chefe de tecnologia da Eazewell e ex-executiva da Amazon.
Stephen Stokols, investidor da Eazewell e CEO da Tru Skye Ventures, uma firma de capital de risco em estágio inicial focada em tecnologia esportiva e bem-estar, disse que esses avanços “transformadores” em IA, que ajudam a tirar a indústria funerária das “trevas”, foram o que inicialmente o atraiu para o projeto.
Walker disse que espera que a Eazewell possa oferecer aos usuários as ferramentas para navegar por um assunto que não é ensinado na escola ou na vida inicial.
“Sabemos quão importante é ter alguém ao seu lado para ajudar com os detalhes que surgem após uma perda”, disse Westbrook.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
EXCLUSIVO: Gilberto Tomazoni, CEO global da JBS, detalha estratégias sustentáveis para aumentar a eficiência
China diz que abriu negociações sobre tarifas a pedido dos Estados Unidos
Reino Unido deve se tornar o primeiro país a assinar um acordo comercial com os EUA, relata The New York Times
Brazilian Week 2025 tem cobertura especial no maior canal de negócios do país
Fumaça preta: primeira votação desta quinta (8) segue sem definição de um novo papa