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Publicado 24/11/2024 • 16:02
KEY POINTS
Ariana Grande e Cynthia Erivo, respectivamente, como Glinda e Elphaba
Foto: Divulgação/Universal Pictures
O filme “Wicked“, da Universal, estreou com uma impressionante arrecadação de US$ 114 milhões (R$ 661,3 milhões) no mercado doméstico americano, estabelecendo um novo recorde para adaptações da Broadway no cinema, de acordo com estimativas divulgadas no domingo (24). No cenário global, a expectativa é que o filme alcance US$ 164,2 milhões (R$ 952,5 milhões, na cotação atual), consolidando seu sucesso internacional.
Inicialmente, as projeções para “Wicked” giravam em torno de US$ 80 milhões (R$ 464 milhões) no final de outubro, mas aumentaram para uma faixa entre US$ 120 milhões (R$ 696,1 milhões) e US$ 140 milhões (R$ 81,2 milhões).
Nos últimos anos, Hollywood enfrentou dificuldades para promover e lucrar com musicais, mas títulos baseados em propriedades intelectuais populares têm superado expectativas. “Wicked”, baseado em um dos musicais mais icônicos da Broadway, apresentou desafios para analistas preverem seu desempenho nas bilheterias.
Com a arrecadação de US$ 114 milhões (R$ 661,3 milhões), “Wicked” alcança a terceira maior abertura doméstica de 2024, ficando atrás de “Deadpool & Wolverine”, da Disney e Marvel, que arrecadou US$ 211 milhões (R$ 1,2 bilhão) em julho, e “Divertidamente 2”, da Disney e Pixar, com US$ 151 milhões (R$ 875,9 milhões) em junho.
Enquanto isso, “Gladiador II”, da Paramount, estreou com US$ 55,5 milhões (R$ 321,9 milhões) em vendas de ingressos no mercado doméstico, um valor abaixo das expectativas que variavam entre US$ 60 milhões (R$ 348 milhões) e US$ 80 milhões (R$ 464 milhões).
No entanto, globalmente, o filme deve atingir US$ 221 milhões (R$ 1,2 bilhão) até o final do fim de semana, após estrear em locais internacionais no início do mês, demonstrando um apelo significativo fora dos Estados Unidos.
Paul Dergarabedian, analista sênior de mídia da Comscore, comentou sobre o impacto do fim de semana: “Como talvez o fim de semana mais comentado de 2024, este período pré-Ação de Graças de mais de US$ 200 milhões (R$ 1,1 bilhão) entregou um grande sucesso com ‘Wicked’ e ‘Gladiador II’, oferecendo uma combinação irresistível para praticamente todos os públicos.”
Embora “Wicked” não tenha alcançado o mesmo nível de “Barbenheimer” do ano passado, a combinação de “Oppenheimer”, da Universal, e “Barbie”, da Warner Bros., a arrecadação deste fim de semana ajudará a fortalecer o desempenho anual das bilheterias, que está cerca de 11% atrás dos níveis de 2023 no mesmo período.
Ambos os filmes devem continuar a atrair público até o Natal, contribuindo para um final de ano robusto para a indústria cinematográfica.
Michael O’Leary, presidente e CEO da National Association of Theatre Owners, destacou a importância do momento: “Mais uma vez, fica claro que quando a competição saudável encontra experiências premium, o mercado prospera e os consumidores saem ganhando. O sucesso de filmes como ‘Wicked’ e ‘Gladiador II’, sem mencionar as fortes pré-vendas de ‘Moana 2’, demonstra o quanto os fãs de cinema de todas as idades gostam de ir ao cinema.”
Analistas de bilheteria estão otimistas quanto ao desempenho de “Moana 2”, da Disney, que é esperado para arrecadar US$ 100 milhões (R$ 580,1 milhões) durante o período de cinco dias do feriado de Ação de Graças, reforçando ainda mais o apelo dos grandes lançamentos de final de ano.
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