Restaurant Brands registra crescimento de 2,5% nas vendas, impulsionado por Burger King e Popeyes
Inflação nos EUA cresce acima do esperado em janeiro e taxa anual chega a 3%
Renda passiva de Steve Barsh chega US$ 105 mil por mês; saiba como guru do setor imobiliário faz isso
Apple lança Apple TV+ para Android e expande serviço de streaming
Chevron anuncia corte de até 20% da força de trabalho para reduzir custos
Publicado 21/11/2024 • 13:00
No início do mês, Baidu lançou óculos inteligentes para competir com Ray-Ban da Meta
divulgação / Baidu
A gigante chinesa de tecnologia Baidu anunciou na quinta-feira (21) uma queda de 3% na receita do terceiro trimestre em comparação ao ano anterior, superando as expectativas do mercado em meio ao crescimento da nuvem de IA.
A receita foi de US$ 4,78 bilhões (aproximadamente R$ 23,9 bilhões) para o trimestre encerrado em 30 de setembro. O lucro líquido para o período aumentou 14%, atingindo US$ 1,09 bilhão (cerca de R$ 5,4 bilhões).
A Baidu observou um aumento de 12% em sua receita não relacionada a marketing online, equivalente a US$ 1,1 bilhão (aproximadamente R$ 5,5 bilhões), impulsionada principalmente pelo seu negócio de nuvem de inteligência artificial.
Os analistas esperavam que a empresa reportasse para o trimestre, de acordo com as estimativas da LSEG, uma receita de US$ 4,63 bilhões (cerca de R$ 23,1 bilhões) e o lucro líquido de US$ 857,17 milhões (aproximadamente R$ 4,3 bilhões).
A Baidu havia reportado receita de 34,45 bilhões de yuans (US$ 4,75 bilhões, cerca de R$ 23,8 bilhões) e lucro líquido de 6,68 bilhões de yuans para o terceiro trimestre de 2023.
Com sede em Pequim, a Baidu opera um dos principais motores de busca da web na China, além de um aplicativo de mapas amplamente utilizado. A empresa também oferece serviços de computação em nuvem. O marketing online representa uma parte significativa da receita da empresa.
No campo da inteligência artificial, a Baidu promoveu seu chatbot Ernie como uma alternativa local ao ChatGPT da OpenAI, que não está disponível na China. O bot Ernie agora conta com 430 milhões de usuários, informou a Baidu na semana passada.
A empresa também anunciou que seus Óculos de IA Xiaodu começarão a ser vendidos na primeira metade do próximo ano. O dispositivo vestível possui pelo menos uma câmera e utiliza as capacidades de IA do Ernie, além das funções de mapas e busca da Baidu. Embora a Baidu não tenha revelado um preço, o produto é amplamente esperado como uma alternativa chinesa aos populares óculos inteligentes Ray-Ban da Meta.
A Baidu anunciou uma mudança na gestão no mês passado, com Junjie He, anteriormente chefe do grupo de ecossistema móvel, assumindo o cargo de CFO interino da empresa, enquanto o ex-CFO Rong Luo assumiu a liderança da divisão móvel.