Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Cadastro Positivo amplia concessão de crédito e reduz inadimplência, aponta estudo
Publicado 24/03/2025 • 14:01 | Atualizado há 5 meses
Secretário de Comércio confirma que governo dos EUA é dono de 10% das ações da Intel
Meta fecha acordo com Google Cloud de mais de US$ 10 bilhões
Texas Instruments anuncia Megaprojeto de US$ 60 bilhões onde a Apple fará chips para iPhone
Agentes do FBI realizam busca na casa de John Bolton, ex-conselheiro de segurança nacional de Trump
Você é inteligente o suficiente para investir em ativos privados? Criar um teste para investidores é um desafio, dizem especialistas
Publicado 24/03/2025 • 14:01 | Atualizado há 5 meses
KEY POINTS
A Serasa Experian analisou o impacto do Cadastro Positivo na concessão de crédito e na inadimplência.
Pixabay.
Um estudo da Serasa Experian analisou o impacto do Cadastro Positivo na concessão de crédito e na inadimplência. Os dados indicam que as empresas que utilizam essas informações aumentaram, em média, suas taxas de aprovação de crédito em 22%.
A pesquisa considerou uma base de 2 milhões de CPFs e diferentes faixas de inadimplência do mercado, variando entre 3% e 10%. Em todas as categorias, houve crescimento nos índices de concessão de crédito. Para empresas que operam com inadimplência em torno de 4%, por exemplo, a taxa de aprovação subiu de 20% para 27%, um aumento de 35%.
Leia também:
A análise do histórico de pagamentos também contribuiu para uma redução média de 12% na inadimplência. Comparando taxas de aprovação entre 20% e 80%, observou-se queda nos índices em todas as faixas analisadas.
Empresas que costumam aprovar cerca de 20% das solicitações de crédito puderam elevar essa taxa para 30% ao incorporar informações sobre hábitos de pagamento, um crescimento de 50% na aprovação sem aumento do risco. Já para empresas com aprovação em torno de 40%, o índice subiu para 50%, representando um acréscimo de 25% na concessão de crédito.
O estudo apontou que o Cadastro Positivo também aprimorou a precisão dos modelos de crédito. A inclusão dessas informações aumentou em 4 pontos percentuais a métrica KS (Kolmogorov-Smirnov), utilizada para avaliar a capacidade dos modelos de diferenciar bons e maus pagadores.
O setor de varejo foi o mais beneficiado, com um ganho de quase 5 pontos percentuais. Bancos e financeiras registraram um avanço de 4,66 pontos percentuais, enquanto cooperativas tiveram um aumento de quase 2 pontos percentuais.
Segundo Camila Abdelmalack, todos os componentes do Cadastro Positivo se complementam para esse cenário benéfico. “Em um cenário macroeconômico desafiador, o acesso às informações dos consumidores é fundamental. Isso permite a criação e melhoria dos produtos de crédito e, consequentemente, das análises e concessões”, afirma.
O estudo foi realizado com uma amostra de aproximadamente 2 milhões de CPFs anonimizados, representativos do cenário brasileiro e ativos no mercado de crédito.
Foram comparados modelos que utilizam dados do Cadastro Positivo com aqueles baseados apenas em informações negativas, considerando três fatores principais: taxa de aprovação, precisão dos modelos (KS) e setores beneficiados.
Os dados de inadimplência utilizados refletem médias do mercado e podem variar conforme o perfil de cada cliente.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Guerra das big techs: disputa por talentos da IA cria novos bilionários
Mercado imobiliário na tesoura: caro para produzir, caro para financiar
China criticou o vício em “blind boxes” — mas isso não deve abalar a fabricante dos bonecos Labubu
Programa Conecta gov.br alcança economia estimada de R$ 3 bilhões no primeiro semestre de 2025 com integração entre sistemas
CCJ do Senado pauta PEC da autonomia financeira do Banco Central para 20 de agosto