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Quer se tornar um melhor ouvinte? Siga estas 3 etapas, diz psicólogo

Publicado 23/03/2025 • 15:12 | Atualizado há 2 dias

CNBC

Redação CNBC

KEY POINTS

  • Quando o psicólogo Robert Biswas-Diener contou aos amigos que estava escrevendo um livro sobre escuta, eles ficaram confusos. "Foi um verdadeiro quebra-cabeça para eles," ele disse à CNBC Make It. "Eu sou um grande falador e não sou naturalmente um ótimo ouvinte."
  • No próximo livro de Biswas-Diener, "Escuta Radical: A Arte da Verdadeira Conexão", que ele co-escreveu com o professor de psicologia positiva Christian van Nieuwerburgh, ele quer ensinar aos leitores que só porque uma habilidade não é natural, não significa que não possa ser desenvolvida.
Psicólogo aconselha como tornar um melhor ouvinte.

Psicólogo aconselha como tornar um melhor ouvinte.

Unsplash.

Quando o psicólogo Robert Biswas-Diener contou aos amigos que estava escrevendo um livro sobre escuta, eles ficaram confusos. “Foi um verdadeiro quebra-cabeça para eles,” ele disse à CNBC Make It. “Eu sou um grande falador e não sou naturalmente um ótimo ouvinte.”

O poder da escuta como habilidade desenvolvível

No próximo livro de Biswas-Diener, “Escuta Radical: A Arte da Verdadeira Conexão”, que ele co-escreveu com o professor de psicologia positiva Christian van Nieuwerburgh, ele quer ensinar aos leitores que só porque uma habilidade não é natural, não significa que não possa ser desenvolvida.

“A escuta está cheia de habilidades realmente aprendíveis,” ele diz.

E aprimorá-la pode trazer benefícios tanto profissionais quanto pessoais. Afinal, ouvir é uma ótima ferramenta para influenciar pessoas, lidar com conflitos e acalmar desentendimentos em relacionamentos.

Guia prático para melhorar suas habilidades de escuta

Se você quer aprimorar suas habilidades de escuta, aqui está um guia de três passos para começar.

1. Defina uma intenção clara para suas conversas

Um bom conversador não ouve para se sobressair, comparar experiências ou dar conselhos. Em vez disso, ele ouve para validar os sentimentos da outra pessoa.

“Se estou ouvindo para te apreciar ou me conectar com você, vou prestar atenção especial às suas palavras emocionais, ao seu tom de voz, a possíveis experiências compartilhadas ou interesses em comum,” diz Biswas-Diener.

Saber e nomear o propósito da sua conversa com antecedência ajudará você a focar no que é importante ou, como diz Biswas-Diener, “sua intenção direciona sua atenção.”

2. Observe e perceba as nuances da comunicação

Mantendo o propósito em mente, perceba o que parece importante para a outra pessoa.

Se a pessoa continua voltando ao mesmo ponto repetidamente, isso pode indicar que ela não se sente ouvida. “Ela precisa continuar trazendo isso à tona ou precisa processar,” diz Biswas-Diener.

A boa notícia é que a maioria das pessoas é bastante boa em observar o ambiente ao seu redor, ele diz: “Os humanos são naturalmente inclinados a notar, quer você se considere um bom ouvinte ou não.”

3. A importância de fazer perguntas eficazes

Isso pode parecer “contraintuitivo” para a escuta, mas fazer perguntas é uma das melhores maneiras de mostrar a alguém que você está prestando atenção.

“Perguntas são a ferramenta mais poderosa na escuta porque podem convidar a muito mais fala e porque podem influenciar a direção da conversa,” diz Biswas-Diener.

Tenha cuidado com as perguntas que você faz, pois nem todas demonstram interesse.

Existem algumas perguntas que afastam as pessoas, Alison Wood Brooks, professora na Harvard Business School, disse à CNBC Make It no início deste ano.

No livro dela, “Fale: A Ciência da Conversação e a Arte de Ser Nós Mesmos”, Brooks descreve três tipos de perguntas que bons conversadores não fazem.

Perguntas bumerangue

Isso se refere a fazer uma pergunta com o “único e óbvio propósito” de respondê-la você mesmo, escreve Brooks no livro. Se você quiser compartilhar informações sobre si mesmo, é melhor dizer isso explicitamente em vez de tentar esconder sua intenção.

Perguntas pegadinha

Como indagações que têm o propósito de testar o conhecimento de outra pessoa. Digamos que um colega esteja falando sobre um novo programa que gosta. Uma resposta pegadinha pode ser “Sério? Ouvi dizer que não é muito bom. O que você gostou nele?” Mesmo que venha de um lugar genuíno de curiosidade, esse tipo de pergunta pode frequentemente ser visto como ameaçador.3.

Perguntas repetidas

Pedir a mesma informação repetidamente, mesmo que você mude as palavras, pode parecer antagonista.

Praticando para se tornar um ouvinte mais eficaz

Embora esses passos possam vir mais naturalmente para alguns do que para outros, eles não são impossíveis de aprender, como diz Biswas-Diener. E, como qualquer habilidade, você pode melhorar praticando.

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Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

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