CNBC
O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi (à esquerda), tira uma foto em grupo com líderes de empresas de IA, incluindo o CEO da OpenAI, Sam Altman (ao centro), e o CEO da Anthropic, Dario Amodei (à direita), na Cúpula de Impacto da IA, em Nova Délhi, em 19 de fevereiro de 2026.

CNBCGigantes da IA anunciam bilhões na Índia em busca de liderança global

Mundo

Bombardeios do Paquistão no Afeganistão deixam ao menos 18 mortos

Publicado 22/02/2026 • 09:55 | Atualizado há 2 horas

AFP

KEY POINTS

  • Bombardeios do Paquistão deixam 18 mortos no Afeganistão.
  • Polícia afirma que vítimas eram da mesma família.
  • Governo afegão promete resposta aos bombardeios.
Moradores afegãos cavam valas comuns para as vítimas, mortas em um ataque aéreo paquistanês durante a noite, durante uma cerimônia fúnebre na vila de Girdi Kas, no distrito de Bihsud, província de Nangarhar, em 22 de fevereiro de 2026. O Paquistão informou em 22 de fevereiro que lançou múltiplos ataques aéreos contra militantes no vizinho Afeganistão, onde o governo relatou que crianças estavam entre dezenas de mortos e feridos.

- / AFP

Moradores afegãos cavam valas comuns para as vítimas, mortas em um ataque aéreo paquistanês durante a noite, durante uma cerimônia fúnebre na vila de Girdi Kas, no distrito de Bihsud, província de Nangarhar, em 22 de fevereiro de 2026.

Os bombardeios realizados pelo Paquistão no leste do Afeganistão deixaram ao menos 18 mortos neste domingo, segundo autoridades locais. De acordo com a polícia afegã, todas as vítimas estavam na mesma residência atingida pelos ataques.

O porta-voz da polícia, Sayed Tayeeb Hammad, afirmou que 23 membros de uma mesma família ficaram sob os escombros. Dezoito morreram e cinco foram resgatados com vida. “A casa foi completamente destruída”, disse à agência AFP um agricultor de 35 anos identificado como Bezakat, que relatou ter perdido o pai e os filhos.

Leia também: Derrubada das tarifas de Trump abre disputa bilionária por reembolsos; entenda

Bombardeios e justificativa do Paquistão

Em comunicado, o governo do Paquistão informou que realizou “operações seletivas” contra sete acampamentos e esconderijos de combatentes ligados ao Talibã. O ministro da Informação, Attaullah Tarar, declarou em publicação na rede X que também houve ataque contra um grupo afiliado ao Estado Islâmico.

Islamabad afirmou que os bombardeios ocorreram em resposta a um atentado suicida em uma mesquita xiita na capital, ocorrido duas semanas atrás, além de outros ataques recentes no noroeste do país.

Afeganistão promete resposta

O Ministério da Defesa do Afeganistão declarou que “dezenas de civis inocentes, incluindo mulheres e crianças, foram mortos ou feridos” nos bombardeios que atingiram uma madrasa e residências nas províncias de Nangarhar e Paktika.

O governo afegão advertiu que dará uma resposta “adequada e calculada no momento apropriado”.

Um jornalista da AFP no distrito de Bihsud, em Nangarhar, relatou que moradores de áreas montanhosas próximas se deslocaram para ajudar equipes de resgate na busca por corpos sob os escombros.

Tensão na fronteira

Os bombardeios marcam a ação de maior envergadura desde os confrontos fronteiriços de outubro, que deixaram mais de 70 mortos e centenas de feridos nos dois lados da fronteira.

As relações entre Paquistão e Afeganistão vêm se deteriorando desde que o Talibã retomou o controle de Cabul em 2021. O grupo Estado Islâmico reivindicou o atentado em Islamabad que matou ao menos 31 pessoas e feriu cerca de 170, episódio citado por Islamabad como justificativa para a ofensiva.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Mundo

;