CNBC
Mercado de trabalho aquecido pressiona inflação, diz economista.

CNBC15 empregos bem pagos nos EUA que não exigem diploma universitário

Mundo

Canadá diz que país está pronto para reagir às tarifas de Trump; México pede ‘cabeça fria’

Publicado 21/01/2025 • 11:07 | Atualizado há 11 meses

KEY POINTS

  • O novo ocupante da Casa Branca disse que poderá impor tarifas sobre importações vindas do Canadá e México já a partir do dia 1º.
  • "Nosso país está absolutamente pronto para responder", disse Dominic LeBlanc, ministro das Finanças do Canadá.
  • LeBlanc acrescentou que o Canadá está disposto a abordar as preocupações de Trump sobre imigrantes e drogas que entram nos Estados Unidos pela fronteira norte - uma das justificativas citadas por Trump para impor as tarifas.
Dominic LeBlanc, ministro das Finanças do Canadá.

Dominic LeBlanc, ministro das Finanças do Canadá.

Reuters.

Membros do governo do Canadá e líderes empresariais do país pareciam aliviados nesta segunda-feira (20), quando ficou claro que a nova administração de Donald Trump, nos Estados Unidos, não iria impor tarifas de 25% sobre produtos canadenses no primeiro dia de mandato.

A ansiedade, porém, retornou depois que o novo ocupante da Casa Branca disse, já na noite desta segunda, em conversa com a imprensa, que poderá impor tarifas sobre importações vindas do Canadá e México já a partir do dia 1º.

“A única coisa que aprendemos é que o presidente Trump pode ser imprevisível,” disse Dominic LeBlanc, ministro das Finanças do Canadá. “Nosso país está absolutamente pronto para responder.”

LeBlanc acrescentou que o Canadá está disposto a abordar as preocupações de Trump sobre imigrantes e drogas que entram nos Estados Unidos pela fronteira norte – uma das justificativas citadas por Trump para impor as tarifas.

Presidente do México pede ‘cabeça fria’ diante das primeiras medidas de Trump

A presidente do México, Claudia Sheinbaum, pediu que se mantenha “a cabeça fria” diante das primeiras medidas do recém-empossado contraparte americano, Donald Trump, que na véspera, em seu primeiro dia à frente da Casa Branca, anunciou deportações em massa de migrantes e a imposição de tarifas alfandegárias.

“É importante manter a cabeça fria sempre e nos referirmos aos decretos assinados, para além do discurso em si”, disse Sheinbaum, nesta terça-feira (21), durante uma coletiva de imprensa.

Em particular, ela assinalou que as medidas migratórias decretadas por Trump são similares às de seu primeiro mandato (2017-2021).

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 NAS PRÓXIMAS SEMANAS: FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto, TCL, LG Channels | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Mundo

;