Novo Nordisk

CNBC Ações da Novo Nordisk sobem após lucro acima do esperado e aumento nas vendas do Wegovy

Mundo

Canadá diz que país está pronto para reagir às tarifas de Trump; México pede ‘cabeça fria’

Publicado 21/01/2025 • 11:07

Estadão Conteúdo, com AFP

KEY POINTS

  • O novo ocupante da Casa Branca disse que poderá impor tarifas sobre importações vindas do Canadá e México já a partir do dia 1º.
  • "Nosso país está absolutamente pronto para responder", disse Dominic LeBlanc, ministro das Finanças do Canadá.
  • LeBlanc acrescentou que o Canadá está disposto a abordar as preocupações de Trump sobre imigrantes e drogas que entram nos Estados Unidos pela fronteira norte - uma das justificativas citadas por Trump para impor as tarifas.
Dominic LeBlanc, ministro das Finanças do Canadá.

Dominic LeBlanc, ministro das Finanças do Canadá.

Reuters.

Membros do governo do Canadá e líderes empresariais do país pareciam aliviados nesta segunda-feira (20), quando ficou claro que a nova administração de Donald Trump, nos Estados Unidos, não iria impor tarifas de 25% sobre produtos canadenses no primeiro dia de mandato.

A ansiedade, porém, retornou depois que o novo ocupante da Casa Branca disse, já na noite desta segunda, em conversa com a imprensa, que poderá impor tarifas sobre importações vindas do Canadá e México já a partir do dia 1º.

“A única coisa que aprendemos é que o presidente Trump pode ser imprevisível,” disse Dominic LeBlanc, ministro das Finanças do Canadá. “Nosso país está absolutamente pronto para responder.”

LeBlanc acrescentou que o Canadá está disposto a abordar as preocupações de Trump sobre imigrantes e drogas que entram nos Estados Unidos pela fronteira norte – uma das justificativas citadas por Trump para impor as tarifas.

Presidente do México pede ‘cabeça fria’ diante das primeiras medidas de Trump

A presidente do México, Claudia Sheinbaum, pediu que se mantenha “a cabeça fria” diante das primeiras medidas do recém-empossado contraparte americano, Donald Trump, que na véspera, em seu primeiro dia à frente da Casa Branca, anunciou deportações em massa de migrantes e a imposição de tarifas alfandegárias.

“É importante manter a cabeça fria sempre e nos referirmos aos decretos assinados, para além do discurso em si”, disse Sheinbaum, nesta terça-feira (21), durante uma coletiva de imprensa.

Em particular, ela assinalou que as medidas migratórias decretadas por Trump são similares às de seu primeiro mandato (2017-2021).

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 NAS PRÓXIMAS SEMANAS: FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto, TCL, LG Channels | Novos Streamings

MAIS EM Mundo