Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
EUA apreendem navio de petróleo na costa da Venezuela
Publicado 10/12/2025 • 16:24 | Atualizado há 2 meses
CEO da Nvidia nega estar insatisfeito com a OpenAI e confirma investimento ‘enorme’
Ministra das Finanças da Índia projeta consolidação fiscal moderada no orçamento
Na América Latina, mini-dramas chineses estão revolucionando o mercado de streaming
Gigante chinesa AstraZeneca vai abrir capital em Nova York nesta segunda-feira (2)
Documentos ligam Musk a conversas sobre visita à ilha privada de criminoso sexual
Publicado 10/12/2025 • 16:24 | Atualizado há 2 meses
KEY POINTS
O presidente dos EUA, Donald Trump
Foto: NBC Universal
Os Estados Unidos interceptaram e apreenderam um petroleiro sancionado que navegava próximo à costa da Venezuela, segundo a agência de notícias Bloomberg. A ação representa uma escalada significativa no confronto entre Washington e o governo de Nicolás Maduro, que já vinha se intensificando nos últimos meses.
A Casa Branca não comentou o episódio. A estatal venezuelana PDVSA e os ministérios do Petróleo e da Informação também não responderam aos pedidos de posicionamento.
A apreensão deve dificultar ainda mais as exportações de petróleo da Venezuela, que já operam sob forte pressão das sanções dos EUA. Transportadoras internacionais podem ficar mais receosas em carregar cargas do país, que hoje vende a maior parte do petróleo à China, geralmente por meio de intermediários e com grandes descontos.
Leia mais:
Trump e o genro se movimentam contra a compra da Warner Bros. pela Netflix
Representante de Trump desmente Casa Branca e muda prazo para compra de soja pela China
A ação ocorre em um momento em que o governo Trump intensifica a ofensiva contra Maduro, a quem acusa de comandar uma rede de narcotráfico. O Pentágono afirma ter feito mais de 20 ataques a embarcações suspeitas de tráfico nas águas próximas à Venezuela e Colômbia, resultando na morte de mais de 80 pessoas. Trump já declarou publicamente que os “dias de Maduro estão contados” e sugeriu que ações militares em solo venezuelano não estão descartadas.
Caracas, por sua vez, acusa Washington de tentar tomar controle das vastas reservas de petróleo do país. A revelação da apreensão ocorre no mesmo dia em que María Corina Machado, principal nome da oposição a Maduro, recebeu o Prêmio Nobel da Paz, o que amplia o simbolismo político do episódio.
A Venezuela tem reforçado a retórica militar. Maduro convocou cidadãos a se alistarem em milícias populares e deslocou tropas, navios, aviões e drones para regiões fronteiriças e áreas estratégicas do litoral.
Apesar das sanções, a estatal PDVSA continua operando em parceria com empresas estrangeiras, entre elas a americana Chevron, que mantém atividades no país graças a uma licença especial emitida pelo Tesouro dos EUA. A petroleira americana paga ao governo venezuelano uma parcela do petróleo produzido conjuntamente nas operações com a PDVSA.
Leia mais:
Quase metade dos produtos agrícolas atingidos pelo tarifaço continuam sobretaxados; veja lista
Trump diz ter “ouvido” que nomeações de Biden ao Fed foram assinadas por caneta automática
O episódio adiciona pressão a uma indústria já fragilizada e aprofunda o impasse diplomático entre Washington e Caracas, elevando a incerteza sobre os próximos passos da estratégia americana na região.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Jornalista formada pela Universidade Mackenzie e pós-graduada em economia no Insper. Tem passagem pela Climatempo, CNN Brasil, PicPay e Revista Oeste. É redatora de finanças no Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC. Eleita uma das 50 jornalistas +Admiradas da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças de 2024.
Mais lidas
1
Relatório aponta distorções bilionárias e crise de liquidez na Patria Investimentos; Fundo nega
2
Morre aos 42 anos Daniel Rocha, fundador da rede Açaí no Grau
3
Ex-sócio do Master tenta vender o Banco Pleno em meio a crise de liquidez
4
Bitcoin tomba abaixo de US$ 78 mil e continua em queda livre
5
Ouro e prata despencam após anúncio de Kevin Warsh para o Fed