Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Inflação, guerra na Ucrânia e pesca ilegal: o que afeta o mercado de atum enlatado, avaliado em US$ 40 bi
Publicado 06/02/2025 • 10:42 | Atualizado há 7 meses
Primeiro-ministro da França, François Bayrou, é deposto em decisão do Parlamento
Dan Ives será presidente de empresa que comprará Worldcoin, apoiada por Sam Altman, para seu tesouro corporativo
Para especialistas, impacto da IA na força de trabalho ainda é ‘pequeno’, mas não é ‘zero’
Gigantes de private equity avançam sobre Wall Street em meio à guerra global por talentos
Volkswagen mira liderança na Europa com aposta em veículos elétricos acessíveis
Publicado 06/02/2025 • 10:42 | Atualizado há 7 meses
KEY POINTS
Pexels
Atualmente avaliada em cerca de US$ 40 bilhões (R$ 232 bilhões), a indústria de atum é um importante setor no mercado global de alimentos.
Em 2021, os Estados Unidos importaram cerca de 637,9 milhões de libras (R$ 4,6 bilhões) de atum, segundo os dados da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA, na sigla em inglês) — quase 71% disso foi em conserva.
O setor é dominado por empresas multinacionais como o Thai Union Group, proprietária da marca Chicken of the Sea, e enfrenta diversos desafios.
Entre 2000 e 2021, o consumo per capita de atum caiu 45%.
Mudanças nas preferências dos consumidores, consolidação de mercado, questões de sustentabilidade, preocupações com a transparência e um escândalo de fixação de preços, que durou quase uma década, afetaram a popularidade do atum entre os norte-americanos.
No entanto, em 2020, no primeiro ano da pandemia de Covid-19, houve um aumento na demanda por essa opção acessível e rica em proteínas, e o atum atingiu o maior nível de consumo desde 2011. A Thai Union registrou um aumento de quase 19% no lucro em comparação a 2019.
Porém, a Thai Union agora enfrenta o aumento dos custos devido à inflação e à guerra entre Rússia e Ucrânia. A empresa implementou aumentos de preços nos últimos dois anos e está explorando estratégias de automação para ajudar a compensar os custos crescentes.
Além disso, a empresa encara ameaças existenciais à indústria, incluindo sustentabilidade, mudanças climáticas e pesca ilegal.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
Leonardo anuncia compra da Iveco Defence por R$ 10 bilhões
Final do US Open entre Sinner e Alcaraz tem ingressos mais caros da história do tênis
Marco de audiência: maior emissora de negócios do Brasil alcança mais de 230 milhões de pessoas em apenas nove meses
Hassett sugere “alternativas legais” caso Suprema Corte dos EUA rejeite tarifas de Trump
Parceria entre Claro e OpenAI leva ChatGPT Plus de graça para clientes no Brasil