CNBC
O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi (à esquerda), tira uma foto em grupo com líderes de empresas de IA, incluindo o CEO da OpenAI, Sam Altman (ao centro), e o CEO da Anthropic, Dario Amodei (à direita), na Cúpula de Impacto da IA, em Nova Délhi, em 19 de fevereiro de 2026.

CNBCGigantes da IA anunciam bilhões na Índia em busca de liderança global

Mundo

Irã declara forças militares da União Europeia como “organizações terroristas”

Publicado 21/02/2026 • 19:11 | Atualizado há 2 horas

KEY POINTS

  • Irã classifica forças navais e aéreas da União Europeia como organizações terroristas em resposta a decisão do bloco.
  • UE incluiu o Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica (IRGC) na lista de entidades terroristas e anunciou congelamento de ativos.
  • Medidas ampliam tensão diplomática entre Teerã e o bloco europeu, com possível impacto geopolítico e econômico.

Leonhard Foger/Reuters

Bandeira do Irã

O Ministério das Relações Exteriores do Irã classificou neste sábado (21) as forças navais e aéreas dos países da União Europeia (UE) como organizações terroristas. A decisão foi divulgada em comunicado oficial e confirmada pela agência estatal West Asia News Agency (WANA).

Segundo o governo iraniano, a medida é uma resposta direta à decisão adotada na quinta-feira (19) pelo Conselho da União Europeia, que incluiu o Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica (IRGC, na sigla em inglês) na lista de entidades terroristas do bloco.

Leia também:

Em nota, o ministério afirmou que a decisão europeia é “ilegal e contrária aos princípios fundamentais da Carta das Nações Unidas e às normas estabelecidas do direito internacional”, argumentando que o IRGC “é uma parte oficial e integrante das forças armadas do Irã”.

A inclusão do IRGC na lista da UE foi formalizada após acordo entre os ministros das Relações Exteriores do bloco. A medida prevê sanções como congelamento de fundos e de outros ativos financeiros e econômicos mantidos em países-membros, além de restrições adicionais.

A troca de classificações eleva a tensão diplomática entre Teerã e o bloco europeu, em um momento de crescente pressão internacional sobre o regime iraniano.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Amanda Souza

Jornalista formada pela Universidade Mackenzie e pós-graduada em economia no Insper. Tem passagem pela Climatempo, CNN Brasil, PicPay e Revista Oeste. É redatora de finanças no Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC. Eleita uma das 50 jornalistas +Admiradas da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças de 2024.

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Mundo

;