CNBC
Dina Powell, deputy national security adviser for strategy.

CNBCMeta nomeia aliada de Trump, Dina Powell McCormick, como presidente e VP do conselho

Mundo

Parlamento Europeu proíbe a entrada de diplomatas iranianos

Publicado 12/01/2026 • 15:09 | Atualizado há 5 horas

KEY POINTS

  • "Esta assembleia não contribuirá para legitimar um regime que se sustenta através da tortura, da repressão e de assassinatos", escreveu no X a presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola.
  • O conflito atual no Irã é marcado por uma forte tensão entre a população e o regime teocrático, além de uma crise diplomática com o Ocidente.
  • A tensão atingiu níveis históricos devido ao apoio do Irã a grupos como Hamas e Hezbollah, além de ataques diretos e trocas de ameaças com Israel.

A presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola

O Parlamento Europeu proibiu o acesso de todos os diplomatas e representantes iranianos às suas dependências. O anúncio foi feito pela presidente da instituição, Roberta Metsola, nesta segunda-feira (12).

“Não se pode seguir em frente como se nada tivesse acontecido. Enquanto o corajoso povo iraniano continua a defender os seus direitos e a sua liberdade, tomei hoje a decisão de proibir o acesso de todo o pessoal diplomático e de qualquer outro representante da República Islâmica do Irã a todas as instalações do Parlamento Europeu”, escreveu ela no X.

“Esta assembleia não contribuirá para legitimar um regime que se sustenta através da tortura, da repressão e de assassinatos”, acrescentou.

O conflito atual no Irã é marcado por uma forte tensão entre a população e o regime teocrático, além de uma crise diplomática com o Ocidente.

Desde a morte de Mahsa Amini em 2022 (detida por não usar o véu corretamente), o país vive ondas de protestos sob o lema “Mulher, Vida, Liberdade”. O governo respondeu com violência extrema, prisões em massa e um aumento drástico no número de execuções políticas para silenciar a dissidência.

Mesmo sob pressão, o regime aprovou novas leis que endurecem a vigilância e as punições contra mulheres que desafiam o código de vestimenta islâmico, utilizando câmeras de segurança e inteligência artificial para multar cidadãs.

O Irã enfrenta uma inflação galopante e desvalorização da moeda, fruto de anos de sanções internacionais e má gestão. Isso gera protestos frequentes de trabalhadores e aposentados.

A tensão atingiu níveis históricos devido ao apoio do Irã a grupos como Hamas e Hezbollah, além de ataques diretos e trocas de ameaças com Israel.

A Europa tem isolado diplomaticamente o Irã em retaliação à violação de direitos humanos e ao apoio militar à Rússia na guerra da Ucrânia.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Mundo

;