Por tarifaço, Nissan vai reduzir produção no Japão de modelo vendido nos EUA
Publicado 15/04/2025 • 09:54 | Atualizado há 2 semanas
Amazon desistiu de exibir o custo das tarifas em seus produtos após ligação de Trump para Bezos
Tarifas de Trump pressionam empresas e podem aumentar preços: ‘Pequenas famílias locais são as que pagam por isso’, diz dona de sorveteria
Jim Cramer diz que políticos não devem esquecer que ‘acionistas são um grupo de interesse’
Ações da Super Micro despencam após fabricante de servidores divulgar resultados financeiros preliminares fracos
Snap, do Snapchat, tem crescimento acima do esperado no primeiro trimestre
Publicado 15/04/2025 • 09:54 | Atualizado há 2 semanas
KEY POINTS
Nissan.
Pexels.
A Nissan vai reduzir a produção no Japão do SUV Rogue, seu modelo mais vendido nos Estados Unidos, entre maio e julho, segundo uma fonte com conhecimento do assunto. A medida ocorre após a imposição de novas tarifas de importação por parte do governo norte-americano.
O presidente dos EUA, Donald Trump, determinou a aplicação de uma tarifa de 25% sobre carros produzidos no exterior, alterando a cadeia global de fornecimento do setor automotivo. A Nissan, terceiro maior fabricante japonês, é uma das montadoras mais expostas à mudança.
Os Estados Unidos representaram mais de um quarto das vendas globais da montadora no ano passado. Parte dos veículos vendidos no país é produzida no Japão e no México.
Segundo a fonte, que pediu anonimato, a produção do Rogue será reduzida em 13 mil unidades na fábrica de Kyushu, no sudoeste do Japão. A redução corresponde a mais de 20% dos 62 mil veículos do modelo vendidos nos Estados Unidos nos três primeiros meses deste ano.
A planta de Kyushu, a maior da empresa, terá dias de paralisação e jornada reduzida durante o período. A operação seguirá com dois turnos por dia. A Nissan vai reavaliar o cenário mais adiante, conforme a evolução do tema tarifário, informou a fonte.
Na segunda-feira, Trump afirmou que estuda modificar a tarifa, alegando que as montadoras precisam de mais tempo para se adaptar.
Em nota, a Nissan informou que está revisando suas operações de produção e cadeia de suprimentos para buscar soluções voltadas à eficiência e sustentabilidade. Segundo a empresa, a prioridade é ajustar as operações às mudanças do mercado, com foco na força de trabalho e na capacidade produtiva.
Leia também:
O Rogue foi o modelo mais vendido da Nissan nos Estados Unidos no ano passado, com quase 246 mil unidades, representando mais de um quarto das vendas totais da montadora no país. O modelo também é produzido em Smyrna, no estado do Tennessee.
A decisão anunciada nesta semana ocorre após a empresa ter revertido um plano de redução de turnos na unidade de Smyrna. Inicialmente, a montadora planejava operar com apenas um turno, mas manteve dois.
Outras montadoras também estão ajustando operações por causa das tarifas. A Stellantis, controladora da Chrysler, suspendeu a produção em uma fábrica no México e outra no Canadá, afetando cinco unidades nos Estados Unidos e resultando em 900 demissões temporárias.
A Honda vai produzir o novo Civic híbrido no estado de Indiana, nos Estados Unidos, em vez do México, para evitar possíveis tarifas.
Mesmo antes da imposição das tarifas, a Nissan já havia anunciado planos de reduzir sua capacidade global em 20%, como parte de um programa de reestruturação. O novo CEO, Ivan Espinosa, enfrenta pressão para melhorar os resultados da empresa, especialmente nos Estados Unidos, onde a montadora tem registrado queda de desempenho devido à linha de modelos defasada e à ausência de híbridos. No último ano fiscal, a Nissan revisou sua projeção de lucros três vezes.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
Liubliana lidera ranking de cidades mais pró-criptomoedas do mundo
Famosa pelo miojo, Nissin lança chocolate no Brasil; veja detalhes
Waymo e Toyota fecham parceria para levar tecnologia de carros autônomos a veículos pessoais
Tribunal Superior da UE considera ilegais os esquemas de 'passaporte dourado'
Amazon desistiu de exibir o custo das tarifas em seus produtos após ligação de Trump para Bezos