CNBC

CNBCEXCLUSIVO: Franquias em crise? Entenda o dilema bilionário dos estúdios de Hollywood

Mundo

Senado dos EUA aprova financiamento do governo após raro acordo entre Trump e democratas

Publicado 30/01/2026 • 22:47 | Atualizado há 4 horas

KEY POINTS

  • O Senado dos Estados Unidos aprovou o financiamento da maior parte do governo até o fim de setembro após um acordo entre o presidente Donald Trump e senadores democratas.
  • Pelo acordo, o orçamento da Segurança Interna será financiado temporariamente por duas semanas, enquanto o Congresso debate novas regras para operações federais de imigração.
  • O texto foi aprovado por 71 votos a 29 e segue para a Câmara; como os deputados só retornam na segunda-feira (2), o governo ainda pode enfrentar uma paralisação parcial temporária no fim de semana.
Senado aprova acordo inicial para encerrar paralisação do governo dos EUA

Capitol Hil é a sede do governo dos EUA e abriga o Capitólio dos Estados Unidos, o Senado, a Câmara dos Representantes e a neoclássica Suprema Corte, em Washington.

O Senado dos Estados Unidos aprovou nesta sexta-feira (30) o financiamento da maior parte do governo federal até o final de setembro, afastando, ao menos por ora, o risco de uma paralisação mais ampla. A decisão ocorre após o presidente Donald Trump fechar um acordo com senadores democratas para separar o orçamento da área de Segurança Interna e abrir espaço para o debate de novas restrições às operações federais de imigração no país.

Com a ameaça de um shutdown já neste fim de semana, Trump firmou um acordo raro com a oposição na quinta-feira, em meio à repercussão da morte de dois manifestantes em uma ação conduzida por agentes federais em Minneapolis. Pelo entendimento, o financiamento do Departamento de Segurança Interna será mantido nos níveis atuais por duas semanas, período em que o Congresso discutirá as demandas do Partido Democrata.

Leia também: Quem é Kevin Warsh, nomeado por Trump como novo presidente do Fed

Entre as propostas em análise estão medidas para ampliar a identificação de agentes federais, exigir mais mandados judiciais e permitir maior participação de autoridades locais na investigação de eventuais abusos em operações de imigração.

O projeto foi aprovado no Senado por 71 votos a 29 e agora segue para a Câmara dos Representantes, que só retoma os trabalhos na segunda-feira. Com isso, o governo ainda pode enfrentar uma paralisação parcial temporária ao longo do fim de semana, até que a proposta seja votada pelos deputados.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Amanda Souza

Jornalista formada pela Universidade Mackenzie e pós-graduada em economia no Insper. Tem passagem pela Climatempo, CNN Brasil, PicPay e Revista Oeste. É redatora de finanças no Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC. Eleita uma das 50 jornalistas +Admiradas da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças de 2024.

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Mundo

;