Tarifa de três dígitos de Trump corta a maior parte do comércio com a China, diz economista
Publicado 10/04/2025 • 19:28 | Atualizado há 2 semanas
Colegas de Yale alertam o Secretário do Tesouro de Trump que ele corre o risco de permitir uma descida ‘ao fascismo’
CEO Mercado Livre diz que a guerra comercial EUA-China é uma grande oportunidade para a América Latina
Compre agora, abasteça ou adie: o que os americanos estão aproveitando ou evitando devido às tarifas?
Tarifas de Trump prejudicarão mais americanos de baixa renda do que ricos, diz estudo
Luigi Mangione se declara inocente em tribunal federal pelo assassinato do CEO da UnitedHealthcare
Publicado 10/04/2025 • 19:28 | Atualizado há 2 semanas
KEY POINTS
O presidente dos EUA, Donald Trump, participa de uma reunião de gabinete na Casa Branca em Washington, D.C., EUA, em 10 de abril de 2025.
Nathan Howard | Reuters (Reprodução CNBC Internacional)
O aumento de tarifas do presidente Donald Trump sobre as importações da China basicamente encerraria a maior parte do comércio entre aquele país e os EUA, segundo a economista Erica York.
“Depende de quão restritamente ou amplamente a tarifa é aplicada, mas geralmente, se você ultrapassa uma tarifa de três dígitos, está cortando a maior parte do comércio,” disse a vice-presidente de política tributária federal no Centro de Política Tributária Federal da Tax Foundation, no programa “The Exchange”, da CNBC, na quinta-feira (10). “Ainda pode haver algumas coisas sem substitutos que as empresas simplesmente terão que pagar, mas na maior parte, isso corta tudo.”
Seus comentários ocorreram em meio à devolução pelo mercado de parte dos ganhos expressivos vistos na quarta-feira (9). As quedas se aceleraram na quinta-feira depois que um funcionário da Casa Branca confirmou à CNBC que a tarifa dos EUA sobre bens chineses agora é de 145%. Esse total inclui o recente aumento para 125% vindo de 84%, anunciado por Trump na quarta-feira, bem como uma tarifa de 20% relacionada ao fentanil que o presidente já havia imposto anteriormente.
York enfatizou que o mercado ainda não está livre da ameaça, dizendo que “não é como se a ameaça tivesse desaparecido completamente”, já que não se espera clareza até julho, quando está programado o fim da reversão tarifária.
Na quarta-feira, Trump anunciou que está reduzindo temporariamente as tarifas sobre importações da maioria dos países — exceto China — para 10% por 90 dias. Em uma reunião de gabinete na quinta-feira, o presidente se recusou a descartar a possibilidade de estender a suspensão de 90 dias.
Levando em conta as tarifas sobre a China, os impostos básicos de 10% ainda em vigor e outras tarifas setoriais, Trump ainda colocou o país em sua postura mais protecionista em décadas, mesmo com a suspensão.
“Isso ainda levará a tarifa média a níveis que não víamos desde a década de 1940, então isso é significativo,” acrescentou a economista. “São aumentos enormes de custos. É um impacto econômico. Claramente não nos coloca em um caminho muito bom.”
A Tax Foundation estima que todas as novas tarifas de Trump levarão a um aumento nas receitas federais de US$ 171,6 bilhões neste ano. Isso tornaria as tarifas de Trump o maior aumento de impostos desde 1993, superando os aumentos sob os ex-presidentes George H.W. Bush e Barack Obama, revelou a instituição.
A China afirmou que não vai recuar se a dinâmica comercial escalar para uma guerra comercial. Poucas horas antes do anúncio de suspensão tarifária de Trump, a China aumentou suas tarifas retaliatórias sobre importações dos EUA de 34% para 84%, que entraram em vigor na quinta-feira.
–
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
Último adeus ao Papa Francisco reúne dezenas de autoridades e líderes mundiais; saiba como foi
Trump e Zelensky se encontram brevemente durante funeral do Papa Francisco
Funeral do Papa Francisco: quem vai comparecer?
Último adeus ao Papa Francisco: cortejo de despedida percorre ruas de Roma
Nestlé anuncia novo presidente para operações nas Américas; veja quem é