Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Trump ameaça elevar tarifas contra a Índia por compras de petróleo russo
Publicado 05/01/2026 • 08:07 | Atualizado há 1 dia
A DeepSeek abalou os mercados há um ano. Por que esse impacto ficou para trás?
Após queda de Maduro, mercado vê favorito na corrida por petróleo da Venezuela
Maduro diz ter sido sequestrado e se declara “prisioneiro de guerra” em tribunal nos EUA
O que muda para os mercados após tensão na Venezuela? 5 sinais no radar dos investidores
Ataque americano à Venezuela coloca em foco retórica da China sobre Taiwan
Publicado 05/01/2026 • 08:07 | Atualizado há 1 dia
KEY POINTS
SAUL LOEB / AFP via Getty Images
Imagem de arquivo. Trump e o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a pressionar a Índia ao afirmar que Washington pode elevar rapidamente as tarifas sobre produtos indianos caso Nova Délhi não reduza suas compras de petróleo da Rússia. A declaração foi feita no domingo, a bordo do Air Force One, e ocorre em meio a negociações comerciais ainda inconclusas entre os dois países.
“(O primeiro-ministro Narendra) Modi é um bom sujeito. Ele sabia que eu não estava feliz, e era importante me deixar satisfeito”, disse Trump a jornalistas. Questionado sobre a aquisição de petróleo russo pela Índia, o presidente foi direto: “Eles fazem comércio, e nós podemos aumentar tarifas sobre eles muito rapidamente”.
O Ministério do Comércio da Índia não comentou imediatamente as declarações.
Leia também: Índia amplia exportações em novembro apesar de tarifas dos EUA
As falas de Trump intensificam um impasse que se arrasta há meses. No ano passado, os Estados Unidos dobraram as tarifas de importação sobre produtos indianos para 50%, como punição pela forte compra de petróleo russo por parte do país asiático. Desde então, as tratativas para um acordo comercial avançam lentamente.
O mercado financeiro reagiu com cautela. Na segunda-feira, o índice de ações de tecnologia da informação da Índia (.NIFTYIT) caiu cerca de 2,5%, atingindo o menor nível em mais de um mês, refletindo o receio de investidores de que o desgaste nas relações comerciais atrase ainda mais um acordo entre Washington e Nova Délhi.
Aliado próximo de Trump, o senador republicano Lindsey Graham afirmou que as sanções dos EUA contra empresas petrolíferas russas, combinadas com tarifas mais altas impostas à Índia, ajudaram a reduzir as importações indianas de petróleo russo. Graham apoia um projeto de lei que prevê tarifas de até 500% sobre países como a Índia que continuem comprando óleo da Rússia.
“Se você está comprando petróleo russo barato, está mantendo a máquina de guerra de Putin funcionando”, disse o senador. Segundo ele, a ideia é “dar ao presidente a capacidade de tornar isso uma escolha difícil por meio de tarifas”. Para Graham, as ações de Trump foram decisivas para que a Índia passasse a comprar “substancialmente menos petróleo russo”.
Em outro movimento diplomático recente, a Índia adotou um tom cauteloso após os Estados Unidos capturarem, no sábado, o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, pedindo diálogo sem citar explicitamente Washington.
Apesar das tarifas elevadas, as exportações indianas para os EUA dispararam em novembro. Ainda assim, os embarques recuaram mais de 20% entre maio e novembro de 2025. Na tentativa de destravar um acordo comercial com os americanos, o governo indiano passou a exigir das refinarias a divulgação semanal das compras de petróleo russo e americano, como forma de responder às preocupações dos EUA.
Desde a imposição das tarifas, Modi conversou ao menos três vezes com Trump. No mês passado, o secretário de Comércio da Índia se reuniu com autoridades comerciais americanas, mas, até agora, as negociações seguem sem desfecho.
(*Com informações da Reuters)
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Venezuela lidera ranking do petróleo; veja os 10 países com mais reservas
2
Carne bovina: Brasil vai propor à China assumir cota de países que não cumprirem volumes
3
Curtailment recua no fim do ano, mas segue em níveis elevados
4
São Paulo já tem shows confirmados para 2026; veja artistas, festivais e valores
5
Executivo do Grupo Corona é encontrado morto no México