CNBC

CNBCInvestimentos bilionários da OpenAI impulsionam Oracle e o setor de tecnologia

Mundo

Tensão: Venezuela acusa EUA de interceptarem barco pesqueiro em sua zona marítima

Publicado 14/09/2025 • 09:24 | Atualizado há 2 horas

KEY POINTS

  • Um navio de guerra dos EUA abordou um barco pesqueiro com nove pescadores em águas da Venezuela, mantendo-os a bordo por oito horas e impedindo suas atividades normais.
  • O incidente ocorre em meio a relações já tensas entre os dois países, após Trump ter enviado navios de guerra ao Caribe em agosto para combater cartéis de drogas latino-americanos.
  • Após a abordagem, os pescadores foram liberados sob escolta da Marinha venezuelana, enquanto a Casa Branca não se pronunciou imediatamente sobre o caso.

Rafa Neddermeyer/ Agência Brasil

Imagem de arquivo. O presidente da Venezuela, Nícolas Maduro, deixa o Palácio do Itamaraty em 2023.

IIntegrantes de um navio de guerra dos Estados Unidos interceptaram um barco venezuelano com nove pescadores em águas do país sul-americano, disse o ministro das Relações Exteriores da Venezuela neste sábado (13), destacando as relações tensas com os EUA.

A Casa Branca não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

As tensões entre as duas nações escalaram depois que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ordenou em agosto o envio de navios de guerra para o Caribe, na costa da Venezuela, citando a luta contra os cartéis de drogas latino-americanos.

Leia também:
Maduro pede diálogo após ameaça de Trump de derrubar caças venezuelanos

Ao ler uma declaração neste sábado, o ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Yván Gil, disse aos jornalistas que o barco pesqueiro foi “abordado ilegal e hostilmente por um destróier (navio de guerra) da Marinha dos Estados Unidos” e por 18 militares que permaneceram na embarcação por oito horas, impedindo a comunicação e as atividades normais dos pescadores. Eles foram então liberados sob escolta da Marinha venezuelana.

O barco tinha autorização do Ministério da Pesca para realizar seu trabalho, disse Gil em uma coletiva de imprensa, durante a qual apresentou um vídeo do ocorrido.

“Aqueles que dão a ordem para realizar tais provocações estão buscando um incidente que justifique uma escalada militar no Caribe”, afirmou, acrescentando que o objetivo do ataque é “persistir em uma política fracassada” de mudança de regime na Venezuela.

O ministro acrescentou que a abordagem foi “ilegal” e “ilegítima” e advertiu que o país sul-americano defenderá sua soberania contra qualquer “provocação”.

A queixa de Gil ocorre dias depois de Trump dizer que seu país atacou um navio carregado de drogas e matou 11 pessoas a bordo. O republicano afirmou que a embarcação havia partido da Venezuela e transportava membros da gangue Tren de Aragua, mas o governo americano não apresentou nenhuma evidência para apoiar essa afirmação.

A Venezuela acusou os Estados Unidos de cometer execuções extrajudiciais. O ministro do Interior do país sul-americano, Diosdado Cabello, disse que a versão de Washington é “uma tremenda mentira” e sugeriu que, segundo investigações do governo venezuelano, o incidente poderia estar ligado ao desaparecimento de algumas pessoas em uma região costeira do país, sem vínculos com o tráfico de drogas.

O governo Trump acusou o presidente venezuelano Nicolás Maduro de liderar um cartel para inundar os Estados Unidos com drogas e dobrou a recompensa por sua captura de US$ 25 milhões para US$ 50 milhões.

O governo americano não deu sinais de que planeja realizar uma incursão terrestre com os mais de 4 mil soldados mobilizados na região.

Mesmo assim, o governo venezuelano pediu a seus cidadãos que se alistassem nas milícias — voluntários armados — em apoio às forças de segurança em caso de uma possível invasão. Neste sábado, o governo também os incentivou a comparecer aos quartéis militares para sessões de treinamento.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Mundo