Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Trump ameaça impor tarifa de 200% sobre vinhos franceses após resistência de Macron a ‘Conselho da Paz’
Publicado 20/01/2026 • 07:32 | Atualizado há 2 horas
Ações de montadoras despencam após ameaça de tarifas de Trump por causa da Groenlândia
Putin é convidado a integrar o “Conselho da Paz” de Trump
Como remédios para obesidade podem engordar as contas das companhias aéreas
Mark Cuban ajudou o Indiana University – e ele compartilha ‘como times e organizações campeãs são construídos’
Ações da Stellantis caem 43% enquanto fabricante da Jeep completa cinco anos e executa reestruturação
Publicado 20/01/2026 • 07:32 | Atualizado há 2 horas
KEY POINTS
Foto de YOAN VALAT / POOL / AFP
O presidente francês Emmanuel Macron (à esquerda) e o presidente dos EUA Donald Trump (à direita) apertam as mãos durante a cerimônia de cumprimentos na Cúpula de Paz de Gaza em Sharm El-Sheikh, em 13 de outubro de 2025.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou nesta terça-feira (20) impor tarifas de 200% sobre vinhos e champanhes franceses após o presidente da França, Emmanuel Macron, supostamente se mostrar contrário a integrar seu “Conselho da Paz” para Gaza.
Questionado por um repórter em Miami sobre a posição de Macron, Trump minimizou a influência do líder francês e afirmou que usaria sanções comerciais como instrumento de pressão.
“Ninguém o quer porque ele vai deixar o cargo muito em breve”, disse Trump. “Então, tudo bem. O que eu vou fazer é o seguinte: se eles quiserem ser hostis, vou impor uma tarifa de 200% sobre os vinhos e champanhes dele, e ele vai entrar. Mas ele não é obrigado a entrar.”
Leia também: “Ameaças tarifárias são inaceitáveis”, diz Macron após pressão de Trump sobre Groenlândia
O mandato presidencial de cinco anos de Macron termina em maio de 2027 e, pela legislação francesa, ele não pode concorrer a um terceiro mandato.
O Conselho da Paz é um órgão global endossado pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas em novembro do ano passado, criado para supervisionar o cessar-fogo entre Israel e o Hamas.
Convites para integrar o conselho foram enviados a diversos líderes mundiais, incluindo o presidente da Rússia, Vladimir Putin, o primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, e o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi.
Trump também reiterou seus planos de assumir o controle da Groenlândia, minimizando a probabilidade de resistência por parte da Europa.
“Não acho que eles vão reagir com muita força”, afirmou. “Nós precisamos tê-la… Eles não conseguem protegê-la.”
Leia também: Macron: EUA estão se afastando de seus aliados e ‘se libertando de regras’
Ao se referir às reivindicações históricas da Dinamarca sobre a Groenlândia, Trump disse que os líderes dinamarqueses são “pessoas muito boas”, mas argumentou que uma presença de séculos não confere direito de propriedade.
“Só porque um barco foi até lá há 500 anos e depois foi embora, isso não dá título de propriedade”, disse. Não ficou claro a que “barco” Trump se referia.
A Dinamarca mantém colônias na Groenlândia desde 1721, e a ilha passou a integrar oficialmente o país em 1953. Em 2009, a Dinamarca concedeu autogoverno à Groenlândia, dando ao território controle sobre todos os seus assuntos, exceto política externa e defesa.
Leia também: Resistência Francesa: Macron convoca rejeição unânime contra acordo UE-Mercosul
Na sexta-feira, Trump ameaçou assumir o controle da Groenlândia “queiram eles [parlamentares europeus] ou não”, alegando que isso seria necessário para a “segurança mundial”.
No sábado, ele também advertiu que os Estados Unidos imporiam tarifas de até 25% a oito países europeus, incluindo o Reino Unido, até que os EUA passem a controlar a Groenlândia.
Trump não descartou o uso de força militar para tomar o território, embora o secretário de Estado, Marco Rubio, tenha dito, segundo relatos, em 6 de janeiro, que Trump preferiria comprar a Groenlândia.
Em resposta, países europeus avaliam a adoção de tarifas retaliatórias e de medidas econômicas punitivas mais amplas contra os Estados Unidos.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
1
Ações da Stellantis caem 43% enquanto fabricante da Jeep completa cinco anos e executa reestruturação
2
Flamengo: por que o clube ficou fora da Copinha 2026?
3
Trading controlada por grupo russo “some do mapa” e demite 344 no Brasil
4
Free Flow: o que é, onde pagar e como funciona o pedágio eletrônico
5
Foguete SLS da Nasa leva astronautas de volta à Lua após 54 anos