CNBC Administração Trump impede Harvard de matricular estudantes estrangeiros

Mundo

Trump busca aproximação com Putin e avalia cúpula bilateral, diz jornal

Publicado 22/05/2025 • 19:21 | Atualizado há 6 horas

Agência DC News

KEY POINTS

  • O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, deseja retomar esforços para estreitar os laços com o líder russo Vladimir Putin e, segundo informações do jornal The Atlantic, teria solicitado à sua equipe que iniciasse os preparativos para uma reunião bilateral entre os dois líderes.
  • A Casa Branca, de acordo com autoridades ouvidas pelo veículo, avalia a possibilidade de organizar uma cúpula no curto prazo.
  • Apesar da intenção de retomar o diálogo, autoridades americanas disseram ao jornal que uma eventual reunião entre os dois líderes não incluiria negociações diretas sobre a guerra na Ucrânia.
O presidente Donald Trump e o presidente russo Vladimir Putin apertam as mãos durante uma entrevista coletiva conjunta após o encontro em Helsinque, Finlândia, em 16 de julho de 2018.

O presidente Donald Trump e o presidente russo Vladimir Putin apertam as mãos durante uma entrevista coletiva conjunta após o encontro em Helsinque, Finlândia, em 16 de julho de 2018.

Leonhard Foeger | Reuters (Reprodução CNBC Interncional)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, deseja retomar esforços para estreitar os laços com o líder russo Vladimir Putin e, segundo informações do jornal The Atlantic, teria solicitado à sua equipe que iniciasse os preparativos para uma reunião bilateral entre os dois líderes.

A Casa Branca, de acordo com autoridades ouvidas pelo veículo, avalia a possibilidade de organizar uma cúpula no curto prazo. “Trump ainda quer estabelecer um relacionamento mais próximo com Putin, e a Casa Branca pode reconsiderar a possibilidade de uma reunião bilateral no curto prazo”, afirmou o Atlantic, citando fontes próximas ao presidente.

Apesar da intenção de retomar o diálogo, autoridades americanas disseram ao jornal que uma eventual reunião entre os dois líderes não incluiria negociações diretas sobre a guerra na Ucrânia – tema central na relação entre Rússia e Ocidente desde a invasão iniciada em fevereiro de 2022.

Leia mais:

Chefes de finanças do G7 pressionam por consenso apesar das tarifas de Trump

Administração Trump impede Harvard de matricular estudantes estrangeiros

Em vez disso, Trump estaria interessado em discutir a normalização das relações diplomáticas e possíveis acordos comerciais envolvendo recursos estratégicos, como as terras raras russas. As movimentações ocorrem após uma longa ligação telefônica entre Trump e Putin, realizada no dia 19 de maio, em que ambos trataram de questões regionais, incluindo a situação na Ucrânia.

De acordo com o presidente russo, a conversa durou mais de duas horas. Putin afirmou que Moscou estaria disposta a negociar um memorando com Kiev prevendo um cessar-fogo. Ao comentar o telefonema, Trump indicou que não pretende impor novas sanções à Rússia, sinalizando espaço para a diplomacia. “Ainda há uma chance de resolver o conflito na Ucrânia”, afirmou o presidente, segundo o Atlantic.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

MAIS EM Mundo