CNBC
Buffet passará a liderança da Berkshire Hathaway para Greg Abel no fim do ano.

CNBCBerkshire Hathaway aumenta salário de substituto de Buffett; veja valor

Mundo

Voos para o Caribe são retomados com ‘serviços extra’ após ataque na Venezuela

Publicado 04/01/2026 • 11:41 | Atualizado há 3 dias

KEY POINTS

  • As companhias aéreas americanas retomaram os voos para o Caribe após o fechamento do espaço aéreo em decorrência dos ataques dos EUA à Venezuela.
  • Dezenas de milhares de pessoas ficaram retidas durante o período de maior movimento após o feriado, depois que as restrições da FAA (Administração Federal de Aviação dos EUA) provocaram cancelamentos em massa na região.
  • As interrupções demonstram a rapidez com que as ações militares se alastram para a aviação civil além das zonas de conflito.
Brasil tem melhor maio da história em tráfego aéreo doméstico, com alta de 14%.

Pixabay

Avião

As companhias aéreas adicionaram dezenas de voos extras para viajantes retidos em todo o Leste do Caribe neste domingo (4), após a expiração das restrições de voo da Administração Federal de Aviação (FAA) na área.

A FAA havia fechado o espaço aéreo na região para voos comerciais após os ataques dos Estados Unidos na Venezuela um dia antes.

As restrições de voo forçaram as companhias aéreas a cancelar centenas de voos na região no sábado (3), deixando dezenas de milhares de clientes retidos ao final do movimentado período de férias.

Os dados do FlightAware mostraram cerca de 20 cancelamentos em San Juan neste domingo, em comparação com 400 no dia anterior. A American Airlines informou à CNBC que adicionou 17 voos extras entre San Juan, Porto Rico, bem como Aruba, Ilhas Virgens Americanas e Britânicas, Antígua, Barbados e Dominica, e seus centros de conexões em Miami e Charlotte, na Carolina do Norte.

A Southwest Airlines adicionou seis viagens de ida e volta extras saindo de San Juan neste domingo e outras oito na segunda-feira (5), além de dois voos adicionais para Aruba no domingo.

“Estamos buscando oportunidades para adicionar mais capacidade para ambos os lugares nos próximos dias”, disse a companhia aérea em comunicado.

Leia mais:
Como é o USS Iwo Jima, navio usado no transporte de Maduro
Por que o governo Maduro é alvo constante de crises e controvérsias internacionais? Entenda

A United Airlines também afirmou que planeja adicionar voos adicionais neste domingo. As transportadoras isentaram taxas de alteração e diferenças tarifárias para clientes afetados pelos fechamentos, caso remarcassem os voos para o final do mês. Mais de uma dúzia de aeroportos na região foram incluídos nas isenções.

As principais companhias aéreas dos EUA não atendem a Venezuela diretamente há anos. A American Airlines foi a última grande transportadora a interromper os voos para o país em 2019, em meio a agitações.

As restrições temporárias estavam programadas para expirar à meia-noite (horário de Nova York), disse o Secretário de Transportes dos EUA, Sean Duffy, em uma postagem no X.

O ataque dos EUA contra a Venezuela resultou na captura do presidente venezuelano Nicolás Maduro e de sua esposa. Maduro foi indiciado por conspiração de narcoterrorismo e outras acusações no Distrito Sul de Nova York. Seu indiciamento foi revelado e postado online pela Procuradora-Geral dos EUA, Pam Bondi, no sábado.

As restrições de voo após os ataques dos EUA ressaltaram a rapidez com que a ação militar pode interromper as viagens aéreas civis, forçando as companhias aéreas a suspender operações bem além da zona de conflito imediata.

As companhias aéreas foram forçadas a adotar rotas mais longas para evitar espaços aéreos ou interromper voos periodicamente devido a conflitos no Oriente Médio, bem como após a invasão da Ucrânia pela Rússia em 2022.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

MAIS EM Mundo

;