CNBC
Logo da Shell

CNBCGigante do petróleo Shell lança recompra de ações de US$ 3,5 bilhões após lucro acima do esperado

Mundo

Xi Jinping propõe órgão global para governar IA e alternativa aos EUA na cooperação comercial

Publicado 01/11/2025 • 10:46 | Atualizado há 3 horas

KEY POINTS

  • Na APEC, líder chinês defendeu a IA como bem público e reforçou papel da China na cooperação internacional.
  • Reunião com Trump resultou em acordo de um ano para aliviar tensões comerciais e tecnológicas entre os países.
  • China busca liderança em tecnologias verdes e em IA, com foco na chamada “soberania algorítmica”.
Imagem de Xi Jinping

ReproduçãoTânia Rêgo/Agência Brasil

Xi Jinping propôs criar uma organização global para governar a inteligência artificial e sugeriu sede em Xangai.

O presidente chinês Xi Jinping defendeu na reunião de líderes da APEC (Cooperação Econômica Ásia-Pacífico, em português), neste sábado (01), a proposta de um órgão global que governe a inteligência artificial e sugeriu a China como uma alternativa aos Estados Unidos na cooperação comercial. A APEC é um fórum consultivo composto por 21 nações que representam metade do comércio mundial.

Esses foram os primeiros comentários do líder chinês sobre uma iniciativa que Pequim apresentou este ano, enquanto os Estados Unidos rejeitaram as tentativas de regulamentar a IA em organismos internacionais.

Estabelecer regras para IA

Xi Jinping afirmou que uma Organização Mundial de Cooperação em Inteligência Artificial poderia estabelecer regras de governança e impulsionar a cooperação, tornando a IA um “bem público para a comunidade internacional”.

Em declarações publicadas, Xi acrescentou: “A inteligência artificial é de grande importância para o desenvolvimento futuro e deve ser aplicada em benefício das pessoas em todos os países e regiões”. Autoridades chinesas afirmaram que a organização poderia ter sede no centro comercial de Xangai.

Trump e Xi Jinping se reúnem na Coreia do Sul e prometem nova fase de cooperação entre EUA e China
Reuters.
Xi Jinping propõe órgão global para governar a IA e reforça papel da China na cooperação econômica.

Encontro entre potências

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, não compareceu à cúpula de líderes da APEC na cidade sul-coreana de Gyeongju, retornando a Washington diretamente após uma reunião com Xi.

As conversas entre os dois líderes resultaram em um acordo de um ano para reduzir parcialmente os controles comerciais e tecnológicos que haviam aumentado a tensão entre as duas maiores economias do mundo.

Na ausência de Trump, analistas esperavam que Xi aproveitasse a reunião da APEC para promover a China como defensora de seu próprio modelo de cooperação multilateral em comércio e desenvolvimento econômico.

Leia mais:

Gigantes da tecnologia aumentam projeções e devem investir mais de US$ 380 bilhões em IA neste ano

Casa Branca confirma ausência dos EUA na COP30

Príncipe William mantém agenda no Brasil apesar do clima de apreensão provocado pela violência no Rio

Interesse tecnológico

Enquanto isso, os chips avançados fabricados pela Nvidia, com sede na Califórnia, são essenciais para o boom da IA, a desenvolvedora chinesa DeepSeek lançou modelos de baixo custo que foram adotados por Pequim em uma busca pelo que chama de “soberania algorítmica”.

Xi também instou a APEC a promover a “livre circulação” de tecnologias verdes, um conjunto de indústrias que vão desde baterias a painéis solares e que a China domina. Na reunião, os membros da APEC aprovaram uma declaração conjunta e pactos sobre IA e o desafio do envelhecimento populacional. A China sediará a cúpula da APEC de 2026 em Shenzhen, um importante polo de manufatura, que abrange desde robótica até a produção de carros elétricos.

Xi Jinping afirmou que a cidade, com quase 18 milhões de habitantes, era uma vila de pescadores até se desenvolver como uma das primeiras zonas econômicas especiais da China na década de 1980.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

MAIS EM Mundo

;