CNBC
A Samsung havia anunciado um contrato que iniciava em julho de 2025, cujo seu término era dezembro de 2033.

CNBCSamsung constrói unidade com 50 mil GPUs da Nvidia para automatizar fabricação de chips

Notícias do Brasil

Movimentação em terminais portuários de uso privado cresce 8,1% em maio

Publicado 28/07/2025 • 13:24 | Atualizado há 3 meses

KEY POINTS

  • Movimentação dos terminais portuários privados no Brasil cresceu 8,1% em maio, totalizando 76,1 milhões de toneladas.
  • Granel sólido liderou o avanço, com alta de 8,6%, seguido por carga conteinerizada (8,5%) e granel líquido (7%).
  • Retomada no setor reflete recuperação após queda no início de 2025, impactada por fatores internacionais e condições climáticas.

Pexels

Navio de carga em porto de Jakarta, na Indonésia

A movimentação nos terminais portuários de uso privado (TUP) do Brasil alcançou 76,1 milhões de toneladas em maio, com um aumento expressivo de 8,1% em relação ao mesmo período do ano anterior. O resultado refletiu um crescimento em todos os perfis de cargas transportadas, com destaque para granel sólido, que registrou um incremento de 8,6%, somando 46,8 milhões de toneladas (Mt), seguido por carga conteinerizada, com 8,5% (4,7 Mt); carga geral, 8,0%(3,2 Mt); e granel líquido, 7% (21,4 Mt).

De acordo com levantamento da Coordenação de Pesquisas e Desenvolvimento da Associação de Terminais Portuários Privados (ATP), a retomada do crescimento em maio marca uma virada frente ao início de 2025, quando o setor enfrentou retração. Em janeiro e fevereiro, a movimentação caiu 7,7% na comparação interanual, pressionada sobretudo pela queda no granel sólido (-8,5%) e no granel líquido (-10,4%).

Essa desaceleração esteve ligada, principalmente, a fatores conjunturais, como menor demanda internacional por commodities brasileiras, em função da desaceleração da economia chinesa, e de incertezas nos mercados globais.

Leia mais:

Governo zera Imposto de Importação de autopeças sem produção nacional

Tarifaço de Trump entra na semana decisiva e isola o Brasil de acordos com os EUA

Pesaram ainda os ajustes internos na produção agrícola e industrial, como no campo, onde o excesso de chuvas no Centro-Oeste, entre janeiro e fevereiro, atrasou a colheita da soja e do milho, comprometendo a logística de escoamento e a programação de embarques, resultando em um ritmo mais lento da colheita no início do ano, com normalização apenas a partir de março.

O aumento da movimentação portuária de maio impulsionou o desempenho nas três principais modalidades de navegação: interior (+14,98%), longo curso (+8,57%) e cabotagem (+4,55%), indicando uma retomada mais ampla e diversificada no transporte portuário privado. Também é possível observar o crescimento da movimentação portuária em todas as regiões do país. A região Centro-Oeste foi a que obteve o maior aumento percentual, atingindo 69,3%.

No entanto, é importante ressaltar que essa região sofreu com a forte seca ao longo de 2024, dessa forma, o que se observa é uma recuperação comparando com o ano anterior. A região Norte cresceu 12,2%, movimentando 11,2 milhões de toneladas, enquanto a Sul avançou 11,6% (5,7 milhões de toneladas).

O Sudeste, que concentra o maior volume absoluto, também teve alta significativa de 7,6%, e a região Nordeste um crescimento de 4%. Entre os terminais autorizados com maior destaque estão o Terminal Marítimo de Ponta Ubu – Samarco(237,25%) e o TKCSA – Ternium (97,91%), ambos associados à ATP, que reúne grandes empresas responsáveis por 70 terminais portuários privados do país, atuando em áreas como mineração, siderurgia, agronegócio, petróleo e gás, contêineres e complexos logísticos.

O expressivo crescimento mostra o dinamismo dos terminais portuários privados, essenciais para o comércio exterior e o desenvolvimento sustentável da economia brasileira, diz Murillo Barbosa, presidente da ATP. Mercado Internacional, segundo o levantamento da ATP, em maio, a China manteve-se como principal destino internacional das cargas movimentadas pelos TUP, com 25,8 milhões de toneladas e crescimento de 10,8% em relação ao mesmo período de 2024.

Dentre os demais países, a Holanda chamou atenção com um aumento expressivo de 86,7%%, sendo o principal ponto de entrada das mercadorias movimentadas pelos TUP para a Europa. Em contrapartida, Malásia (-17,32%) e Estados Unidos (-5,9%) sofreram reduções. A redução do primeiro ocorreu em função da queda de exportação de minérios, já no caso dos Estados Unidos a queda foi reflexo de uma pequena redução da exportação de combustíveis minerais, como o petróleo. 

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Notícias do Brasil

;