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Exclusividade e personalização no setor automotivo

Publicado 26/08/2025 • 21:53 | Atualizado há 12 horas

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Dani Rudz

Dani Rudz é comunicadora, criadora de conteúdo, consultora de diversidade corporal e vivências raciais, palestrante, educadora e especialista em moda inclusiva.  Comentarista especialista no Times Brasil - Licenciado CNBC falando ao vivo de Mercado de Luxo e Lifestyle, todas as 6ª feiras. Membro Forbes BLK.

No universo do luxo, a palavra exclusividade está em constante evolução. Já não basta ter um carro de alto padrão, o desejo é entregar uma criação que é, por si só, uma extensão da sua identidade. É a exclusividade dentro da exclusividade, uma tendência que está redefinindo o setor automotivo e transformando carros em obras de arte únicas, feitas sob encomenda.

A era da personalização em massa deu lugar à era da cocriação única.

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Range Rover e a personalização que veste o dono

A Range Rover, com sua elegância britânica e atemporal, personifica essa tendência. O estúdio SV Bespoke da marca não é apenas uma área de personalização; é um santuário para a expressão criativa. Ali, o cliente pode desenhar, em parceria com artesãos e designers, cada detalhe do seu veículo. Ele pode fazer isso de forma remota ou ir até o Reino Unido pessoalmente para criar seu carro.

Esse nível de exclusividade ficou ainda mais evidente com o lançamento de dois modelos raros inspirados no Brasil, que traduzem elementos culturais e naturais do nosso país em acabamentos únicos, cores e materiais, o Range Rover SV Encontro das Águas e o Range Rover Arpoador.

O Range Rover SV Encontro da Águas foi inspirado no encontro das águas dos rios Negro e Solimoes, tem pintura especial exclusiva Golden Bronze, o logotipo Range Rover é feito em ouro maciço por joalheiros da família Birmingham no Reino Unido. No interior há detalhes em cerâmica e madeira natural de nogueira e bancos e tapeçaria com costuras personalizadas, aplicadas à mão, inspiradas no encontro da águas.

É um movimento que conecta o cliente com a cultura da marca, elevando o veículo a um
patamar de objeto de coleção.

A experiência Volvo

O programa se chama "Overseas Delivery Program”, e é uma experiência que mistura a compra de um carro com uma viagem de luxo, refletindo um tipo diferente de exclusividade.

O processo começa com o pedido do carro por meio de uma concessionária Volvo no seu país. Você escolhe o modelo e todas as especificações e personalizações disponíveis. A experiência inclui uma viagem para a cidade natal da Volvo, Gotemburgo, na Suécia e ao chegar lá, você e seu acompanhante são levados ao Centro de Entrega da Fábrica, onde o seu novo carro o aguarda. O carro é entregue com uma cerimônia especial e você recebe uma orientação completa sobre todas as suas funcionalidades.

O programa geralmente inclui uma visita guiada à fábrica, onde você pode ver de perto o processo de produção da Volvo, além de um tour pelo museu da marca. Após a entrega, você pode usar o carro para viajar pela Europa por até 15 dias, com seguro e registro temporário incluídos. Isso permite que você e seu carro façam uma espécie de "viagem de lua de mel”. Ao final da sua viagem, você deixa o carro em um ponto de entrega designado na Europa. A Volvo cuida de toda a logística, documentação, alfândega e frete para que o veículo seja enviado para a sua concessionária no Brasil, sem custos adicionais.

Essa experiência é um excelente exemplo de como as marcas de luxo estão vendendo uma memória, uma história pessoal e uma conexão emocional que o cliente jamais teria em uma compra convencional.

Porsche e a paixão por performance

A Porsche oferece uma experiência focada na performance e na paixão por dirigir. O cliente tem a opção de retirar seu carro em um dos dois locais: a fábrica de Zuffenhausen onde o lendário 911 é produzido ou a fábrica de Leipzig.

  • Porsche em Zuffenhausen: A entrega do carro vem com um tour pela fábrica e acesso ao Museu Porsche, permitindo que o cliente se conecte diretamente com a herança da marca.
  • Porsche em Leipzig: Esta é a opção para os entusiastas da velocidade. A entrega do carro inclui uma experiência de pilotagem em um circuito de teste da fábrica, onde o cliente pode levar um modelo idêntico ao seu ao limite, com a orientação de um instrutor.
  • Viagem Pessoal: Assim como na Volvo, o cliente tem a liberdade de dirigir seu novo Porsche pela Europa antes de enviá-lo para casa.

Mais do que um carro, um legado

Esses programas de personalização não são apenas sobre luxo, eles são um reflexo de uma sociedade que valoriza a experiência e a história por trás do objeto. A jornada de criar um carro sob medida, colaborando com artesãos e designers de elite, torna-o um legado, uma peça que conta uma história.

O carro de ultraluxo deixa de ser um símbolo de status genérico e se torna uma extensão da personalidade de seu proprietário, uma obra de arte sobre rodas que nunca será replicada. É o auge da exclusividade, um novo capítulo na história da indústria automotiva, onde o mais valioso não é o que se compra, mas o que se cria.

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