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INSS convoca 4 milhões de beneficiários para ‘prova de vida’; saiba quem precisa fazer
Publicado 24/10/2025 • 18:18 | Atualizado há 23 horas
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Publicado 24/10/2025 • 18:18 | Atualizado há 23 horas
KEY POINTS
INSS/Divulgação
Governo já devolveu mais de R$ 1 bi a aposentados vítimas de fraudes no INSS.
Quatro milhões de beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) terão de fazer prova de vida para não ter o benefício bloqueado. De acordo com o instituto, todos já foram notificados por meio do aplicativo Meu INSS ou pelo extrato do banco no qual é feito o pagamento.
Segundo o INSS, a mensagem foi enviada somente aos beneficiários cuja comprovação de vida não pôde ser feita automaticamente pelo sistema.
Os beneficiários terão o prazo de 30 dias para realizar a prova de vida, contados a partir da data do aviso.
O instituto divulgou um passo a passo para ajudar os beneficiários a regularizarem a situação:
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Mesmo com o novo sistema automático, em alguns casos o INSS não consegue confirmar a prova de vida sozinho. Quando isso acontece, o próprio beneficiário deve realizar o procedimento, que pode ser feito pelo Meu INSS, pelo aplicativo ou site do banco, ou presencialmente na agência bancária, se preferir.
A prova de vida é a confirmação de que o beneficiário está vivo e tem direito de continuar recebendo o benefício previdenciário. O procedimento é fundamental para prevenir fraudes e garantir que os pagamentos sejam feitos corretamente, protegendo o sistema e o dinheiro de quem contribuiu a vida inteira para o país.
Aposentados e pensionistas devem ficar atentos a golpistas que tentam enganar beneficiários com ligações e mensagens falsas, ameaçando o corte do benefício, solicitando dados pessoais ou marcando falsos agendamentos.
O INSS não realiza contatos diretos pedindo a realização da prova de vida, nem envia mensagens por WhatsApp, SMS ou outros aplicativos ameaçando o bloqueio do benefício. O instituto também não envia servidores às residências para recolher documentos ou realizar o procedimento de comprovação de vida.
Dúvidas podem ser esclarecidas pelos canais oficiais do INSS — o site, o aplicativo Meu INSS e a Central 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h.
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