CNBC
Airbus A320

CNBCAmerican Airlines: todas as aeronaves afetadas pela falha da Airbus já foram reparadas

Empresas & Negócios

Entenda o que nova lei do setor elétrico significa para investimentos em energia no Brasil

Publicado 30/11/2025 • 08:30 | Atualizado há 3 horas

KEY POINTS

  • Novos empreendimentos podem ser chamados a financiar parte dessa reserva até atender aos requisitos técnicos definidos pela agência reguladora.
  • A norma permite zerar o Imposto de Importação para equipamentos de sistemas Battery Energy Storage System (BESS) e seus componentes.
Apartamento com luzes acessas

A abertura para tecnologias de armazenamento e hidrogênio amplia o campo de oportunidades para empresas. Créditos:Freepik.

A abertura para tecnologias de armazenamento e hidrogênio amplia o campo de oportunidades para empresas. Créditos:Freepik.

O governo federal sancionou a Lei 15.269, que redefine o funcionamento do setor de energia brasileiro. A norma atualiza regras comerciais, aprimora o mercado livre e inclui mecanismos para armazenamento e uso do gás natural da União.

A sanção, assinada pelo vice-presidente Geraldo Alckmin no exercício da Presidência, foi publicada no Diário Oficial em 25 de novembro.

De acordo com reportagem publicada pelo Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC, a lei reorganiza o setor em três eixos: compra e tarifação de energia, planejamento e remuneração do sistema e entrada de novas tecnologias. O marco cria diretrizes para contratos, riscos hidrológicos, reserva de capacidade e mecanismos que permitam a adoção de soluções de próxima geração.

Leia mais:
Mercado livre de energia avança? Entenda como a nova lei pode acelerar o acesso.

Principais benefícios para investimentos

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) passa a regular o armazenamento de energia de forma explícita. Sistemas conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN) ou a redes isoladas terão normas próprias de acesso e remuneração, permitindo sua atuação como fonte de flexibilidade e suporte à operação.

O texto diferencia os sistemas de baterias no rateio dos custos de reserva de capacidade, restrito aos geradores. Novos empreendimentos podem ser chamados a financiar parte dessa reserva até atender aos requisitos técnicos definidos pela agência reguladora.

A lei amplia incentivos fiscais para projetos estratégicos. Sistemas de armazenamento tornam-se elegíveis a benefícios previstos na Lei 11.488, limitados a R$ 1 bilhão, anuais entre 2026 e 2030. Tecnologias solares que utilizarem esses incentivos deverão incluir armazenamento químico.

A norma permite zerar o Imposto de Importação para equipamentos de sistemas Battery Energy Storage System (BESS) e seus componentes. Para hidrogênio de baixa emissão, a legislação define limites de créditos fiscais de 2030 a 2034, criando previsibilidade para investimentos de longo prazo.

Leia mais:
Cade aprova aquisição da Juno pela Axia Energia, que passa a controlar 100% da Hidrelétrica Três Irmãos

Entenda o impacto para o mercado

O novo marco reduz incertezas regulatórias e oferece base mais sólida para decisões de investimento. Agentes passam a reavaliar contratos, estratégias de expansão e exposição a riscos à luz das novas regras.

A abertura para tecnologias de armazenamento e hidrogênio amplia o campo de oportunidades para empresas que desejam desenvolver infraestrutura inovadora.

A delimitação de prazos e limites fiscais cria ambiente mais estável, o que facilita a avaliação de projetos de alta complexidade e ciclo longo.

Leia mais:
Iberdrola lança OPA para fechar capital da Neoenergia

O marco regula tecnologias emergentes no setor de energia e cria condições para ampliar o fluxo de investimentos em inovação e infraestrutura limpa.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Empresas & Negócios

;