Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Quem é a desembargadora que mandou soltar Daniel Vorcaro, dono do Banco Master
Publicado 29/11/2025 • 07:58 | Atualizado há 2 meses
Fim de subsídios do Obamacare já deixa milhões sem plano de saúde nos EUA; entenda
Ford amplia linha de SUVs de alto desempenho com modelo ‘mais acessível’
Disputa entre Trump e Fed deve continuar na Suprema Corte
CEO da Delta prevê lucro recorde impulsionado por viagens premium
SK Hynix, líder em chips de memória, vai investir US$ 13 bilhões em nova fábrica em meio à escassez do setor
Publicado 29/11/2025 • 07:58 | Atualizado há 2 meses
KEY POINTS
Divulgação: TRF-1
Desembargadora Solange Salgado, do TRF-1, que revogou a prisão de Daniel Vorcaro - Divulgação: TRF-1
A desembargadora Solange Salgado, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), foi a responsável por revogar a prisão preventiva do empresário Daniel Vorcaro e de outros quatro investigados no caso que envolve o Banco Master.
Na decisão, a magistrada reconsiderou o entendimento anterior. Ela avaliou que, embora Vorcaro tenha sido detido no Aeroporto de Guarulhos enquanto embarcava para o exterior, a viagem estava previamente comunicada, o que afastaria o risco concreto de fuga.
A magistrada já esteve ligada a outro episódio de grande repercussão. A Corte Especial do TRF-1 rejeitou, por falta de provas, uma denúncia que a mencionava em investigação sobre empréstimos fraudulentos envolvendo a Associação dos Juízes Federais da 1ª Região (Ajufer), entre 2000 e 2009. A denúncia foi recebida em relação ao suposto esquema, mas o tribunal afastou qualquer participação da então ex-presidente da entidade.
A formação jurídica de Solange Salgado reúne diferentes etapas. Ela concluiu a graduação em Direito em 1985 pela Faculdade Cândido Mendes, no Rio de Janeiro, e fez mestrado em Direito Penal pela Universidade Gama Filho. Possui pós-graduações pela Associação de Ensino Unificado do Distrito Federal e pela Universidade de Brasília, além de cursos complementares na área jurídica.
Leia também:
Após Master, associação diz que manter regras de recomposição do fundo garantidor é essencial para preservar a confiança no sistema financeiro
Febraban avalia como positivas novas normas do BC sobre Open Finance
Justiça manda soltar Daniel Vorcaro, dono do Banco Master
Sua trajetória no serviço público começou no Ministério Público de Minas Gerais, onde foi promotora entre 1987 e 1989. Depois, atuou por breve período como defensora pública no Rio de Janeiro, retornando em seguida ao MP mineiro, onde permaneceu até 1992. No mesmo ano, ingressou como juíza no Tribunal de Justiça de Minas Gerais, função exercida por pouco mais de três meses.
Ainda em 1992, tomou posse como juíza federal vinculada ao TRF-1, inicialmente na Seção Judiciária do Maranhão. Também atuou no Tribunal Regional Eleitoral do Estado e, em 1993, foi transferida para o Distrito Federal, onde segue até hoje. No período, exerceu funções administrativas, como a Diretoria do Foro, e foi convocada em diversas ocasiões para integrar o próprio TRF-1.
A magistrada possui atuação acadêmica. Deu aulas no Centro de Ensino Unificado do Maranhão (CEUMA), no Centro de Estudos Jurídicos do Maranhão (CEJUMA), na Associação de Ensino Unificado do Distrito Federal e no Centro Universitário de Brasília (UNICEUB), além de participar de seminários e publicar estudos sobre Direito Processual Civil.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Flamengo: por que o clube ficou fora da Copinha 2026?
2
Banco Master: demora do FGC nos pagamentos é irregular pela lei? Entenda
3
Brasil movimentou valor bilionário em comércio com Irã em 2025; agronegócio é responsável por quase 90%
4
Fictor, que tentou comprar Master, atrasa pagamentos a cotistas
5
Labubu lidera ranking do Google com produtos mais desejados do ano; veja top 50