CNBC
Celular em cima de uma mesa,com a tela aberta no Gemini

CNBCApple se alia ao Google Gemini para reinventar a Siri com inteligência artificial

Mundo

Banco Mundial: Europa e Ásia Central perdem fôlego em 2025, mas devem reagir até 2027

Publicado 13/01/2026 • 14:40 | Atualizado há 3 horas

KEY POINTS

  • A instituição estima que a expansão regional tenha desacelerado para 2,4% em 2025, mesma projeção anterior, ante avanço de 3,6% em 2024.
  • Projeção reflete sobretudo consumo privado mais fraco, em especial na Rússia, como efeito defasado de uma política monetária restritiva.
  • Em 2027, a expansão é esperada em 2,7%, inalterada em relação a estimativa anterior, impulsionada principalmente pela aceleração da atividade na Turquia e pela recuperação gradual das exportações.

O crescimento econômico da Europa e da Ásia Central perdeu fôlego em 2025, mas deve se estabilizar em 2026 antes de ganhar alguma tração em 2027, segundo relatório Perspectivas Econômicas Mundiais do Banco Mundial, divulgado nesta terça-feira, 13. A instituição estima que a expansão regional tenha desacelerado para 2,4% em 2025, mesma projeção anterior, ante avanço de 3,6% em 2024, refletindo sobretudo consumo privado mais fraco, em especial na Rússia, como efeito defasado de uma política monetária restritiva.

Para 2026, o Banco Mundial projeta que o crescimento da região permaneça estável em 2,4%, ante projeção de 2,5% no relatório anterior, sustentado por demanda doméstica sólida, que deve compensar os efeitos negativos de um ambiente externo mais fraco. Em 2027, a expansão é esperada em 2,7%, inalterada em relação a estimativa anterior, impulsionada principalmente pela aceleração da atividade na Turquia e pela recuperação gradual das exportações.

Leia também: Banco Mundial vê América Latina com crescimento moderado até 2027, abaixo da média histórica

Indicadores de alta frequência apontam atividade moderada no segundo semestre do ano passado, diz o Banco Mundial, com índices de gerentes de compras da indústria em território contracionista em economias como Rússia, Turquia e Polônia, enquanto o setor de serviços mostrou resiliência. O documento destaca ainda que o comércio foi afetado por incerteza elevada sobre políticas comerciais e pelo crescimento contido da zona do euro, limitando exportações, especialmente na Europa Central e nos Bálcãs Ocidentais.

Apesar da melhora esperada, o relatório ressalta que o crescimento segue limitado por “gargalos estruturais” e pelo envelhecimento populacional, além de riscos relevantes. Entre eles estão “uma escalada das tensões comerciais”, inflação mais persistente e o prolongamento da guerra na Ucrânia. Por outro lado, o Banco Mundial aponta que um eventual arrefecimento do conflito e ganhos de produtividade associados à inteligência artificial (IA) podem apoiar o crescimento acima do cenário base.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Mundo

;