Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Brasil 2030: especialistas falam como IA, telemedicina e dados redesenham o futuro da saúde no país
Publicado 20/01/2026 • 14:04 | Atualizado há 29 minutos
Publicado 20/01/2026 • 14:04 | Atualizado há 29 minutos
A evolução do sistema de saúde brasileiro diante dos avanços tecnológicos e das mudanças no comportamento do consumidor foi tema central do evento “Brasil 2030: Saúde e Consumo – Tendências, Inovação e Futuro do Setor”, realizado no dia 20 de janeiro pelo Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC. O encontro reuniu executivos e especialistas para discutir como inovação, indústria farmacêutica, finanças e experiência do paciente vêm redesenhando o setor no país.
No Painel 3 sobre Indústria Farmacêutica, Produção e Sustentabilidade do Sistema, o médico Pedro Batista, CEO da Horuss AI, destacou a importância da inteligência artificial na análise de grandes volumes de dados brutos, etapa que considera essencial para o avanço da medicina diagnóstica no Brasil.
Segundo Batista, a IA não apenas aumenta a precisão dos diagnósticos, como também permite integrar informações de laboratórios, operadoras de saúde e do Sistema Único de Saúde (SUS). “A IA começa a caminhar com grandes volumes de dados, e isso é o começo de uma grande revolução na saúde brasileira”, afirmou, ressaltando a capacidade da tecnologia de antecipar tendências no mercado farmacêutico.
O executivo acrescentou que o uso estruturado desses dados facilita o mapeamento de doenças, contribui para a formulação de políticas públicas mais eficientes e fortalece estratégias de prevenção, conectando inovação tecnológica ao planejamento da saúde populacional.
Leia também:
Também durante o evento, Lídia Abdalla, CEO do Grupo Sabin, comentou o processo de consolidação do mercado de medicina diagnóstica no Brasil. Segundo ela, o setor conta hoje com grandes players, muitos deles com crescimento inorgânico por meio de aquisições.
Para a executiva, no entanto, a expansão não pode se limitar à compra de laboratórios. “Não dá para falar de crescer sem pensar na experiência do consumidor, pois é um mercado com ampla oferta”, afirmou. Abdalla destacou que o diferencial competitivo está na jornada do paciente e na qualidade do atendimento, e que apenas investimentos em tecnologia e processos centrados no cliente garantem crescimento sustentável em um ambiente cada vez mais competitivo.
Leia também:
Encerrando o painel, Jeane Tsutsui, presidente do Grupo Fleury, destacou a telemedicina como uma ferramenta essencial para ampliar o acesso à saúde, especialmente após sua adoção em larga escala durante a pandemia.
Segundo Tsutsui, o Fleury realiza atualmente mais de 3 mil consultas médicas por dia e cerca de 300 milhões de exames por ano, em um momento simbólico de celebração do centenário do grupo. “A telemedicina desafoga as unidades de saúde e os prontos atendimentos, além de levar a medicina diagnóstica a regiões mais distantes dos centros urbanos”, afirmou.
Ela explicou ainda que a combinação da telemedicina com a ampla base de dados biológicos do Fleury permite a construção de bases clínicas robustas, potencializando diagnósticos, apoiando políticas de saúde e otimizando o fluxo de atendimento nas unidades físicas.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Ações da Stellantis caem 43% enquanto fabricante da Jeep completa cinco anos e executa reestruturação
2
Fictor, que tentou comprar o Banco Master, é questionada por promessas de retorno acima do mercado
3
Trading controlada por grupo russo “some do mapa” e demite 344 no Brasil
4
Quem é a família Santo Domingo, bilionária que quer comprar o Santos FC
5
Flamengo: por que o clube ficou fora da Copinha 2026?