CNBC

CNBCEXCLUSIVO: Franquias em crise? Entenda o dilema bilionário dos estúdios de Hollywood

Mundo

Documentos ligam Musk a conversas sobre visita à ilha privada de criminoso sexual

Publicado 31/01/2026 • 09:15 | Atualizado há 3 horas

KEY POINTS

  • Elon Musk trocou correspondências com Jeffrey Epstein em 2012 e 2013, segundo arquivos recém-divulgados, e demonstrou interesse em visitar a ilha de Epstein e recebê-lo na SpaceX.
  • Os e-mails também mostram que Epstein buscou os serviços da SolarCity, empresa de instalação de energia solar apoiada por Musk e posteriormente adquirida pela Tesla.
  • Por anos, Musk minimizou sua ligação com Epstein e negou ter visitado a ilha dele.

Evelyn Hockstein | Reuters

Elon Musk participa do Fórum de Investimento EUA-Arábia Saudita em Washington, DC, EUA, em 19 de novembro de 2025.

Um conjunto de documentos recém-divulgados dos arquivos Epstein, na sexta-feira (30), mostrou que Elon Musk aparentemente trocou correspondências com o agressor sexual condenado em 2012 e 2013, nas quais discutiam a possibilidade de se encontrarem na ilha privada de Jeffrey Epstein e nas instalações da SpaceX, de Musk, no sul da Califórnia.

Os e-mails indicam que Musk perguntou sobre participar da “festa mais selvagem”, organizada por Epstein em sua ilha.

Musk, que atua como CEO da Tesla e da SpaceX, há anos minimiza sua ligação com Epstein, que morreu por suicídio em 2019 enquanto estava sob custódia federal.

Leia também: Caso Epstein: milhões de arquivos ainda não foram divulgados

“Epstein tentou me convencer a ir à ilha dele e eu recusei”, disse Musk em uma publicação em sua rede social X, em setembro. Ele também reclamou que a Sky News o mencionou em associação com Epstein antes de citar o príncipe Andrew, do Reino Unido, que havia visitado a ilha.

Divulgação/Netflix
Jeffrey Epstein

As Ilhas Virgens Americanas emitiram uma intimação contra Musk em 2023 devido à suspeita de que Epstein “pode ter indicado ou tentado indicar” Musk como cliente ao JPMorgan Chase.

O Departamento de Justiça divulgou na sexta-feira milhões de páginas adicionais de documentos relacionados a Epstein, além de mais de 2 mil vídeos e 180 mil imagens, disse o procurador-geral adjunto Todd Blanche.

A divulgação ocorre após semanas de críticas de que o DOJ não estava cumprindo a exigência prevista em lei federal aprovada em novembro, que determinava que todos os arquivos relacionados a Epstein fossem tornados públicos até 19 de dezembro.

Entre os documentos divulgados na sexta-feira estavam e-mails datados de 2012 a 2013, mostrando o nome de Musk, mas com seu endereço de e-mail ocultado.

“O mundo precisa de mais romance”, escreveu Musk a Epstein em outubro de 2012, segundo os documentos. Ele disse a Epstein que viajaria com sua parceira na época, a atriz inglesa Talulah Riley, para St. Barts, e que buscava a possibilidade de se encontrar na ilha de Epstein.

Em um e-mail de novembro de 2013, Epstein ofereceu enviar um helicóptero particular para transportar Musk até a ilha e perguntou: “quantas pessoas serão para o helicóptero até a ilha?”. Musk respondeu que seriam apenas ele e Riley e perguntou: “Em qual dia/noite será a festa mais selvagem na sua ilha?”.

Em um e-mail de dezembro de 2013, Musk voltou a escrever a Epstein dizendo: “Natal e Ano-Novo, estarei na região das Ilhas Virgens Britânicas/St. Barths durante as festas. Existe um bom momento para visitar?”.

“Vou enviar um helicóptero para você”, respondeu Epstein, ao que Musk respondeu: “Obrigado”.

Em um e-mail subsequente, em 25 de dezembro, Musk disse: “Na verdade, posso voar de volta mais cedo, no dia 3. Estaremos em St. Barths”. Ele perguntou se ele e Riley deveriam ir à ilha no dia anterior.

A CNBC não confirmou se Musk chegou a visitar a ilha, embora Musk tenha negado ter viajado para lá.

Musk não respondeu a um pedido de comentário.

Os e-mails divulgados na sexta-feira também mostram que, em outubro de 2012, Musk encaminhou perguntas de Epstein ao seu primo, Peter Rive, fundador da SolarCity. Musk havia investido pessoalmente na SolarCity e fazia parte do conselho da empresa.

Nos e-mails, Epstein perguntou se a empresa de instalação solar poderia eletrificar seu rancho no Novo México ou sua ilha privada. Musk perguntou a Rive, em um e-mail de 4 de outubro de 2012: “Estamos no Novo México?”.

A Tesla adquiriu a SolarCity em 2016 em um acordo controverso, incorporando-a ao que viria a se tornar a divisão de energia da empresa.

Em junho do ano passado, Musk escreveu em uma publicação no X que acreditava que o presidente Donald Trump e sua administração estavam retendo arquivos relacionados a Epstein da visão pública para proteger a reputação do presidente.

“Hora de soltar a bomba realmente grande: @realDonaldTrump está nos arquivos Epstein”, escreveu Musk, que na época estava em meio a um desentendimento público com o presidente. “Essa é a verdadeira razão pela qual eles não foram tornados públicos. Tenha um bom dia, DJT!”

Dias depois, ele pediu desculpas pelas publicações sobre Trump, que, segundo ele, “foram longe demais”.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

MAIS EM Mundo

;