CNBC

CNBCAções da Pandora sobem após CEO dizer que empresa quer reduzir dependência da prata

Empresas & Negócios

Patria Investimentos: relatório alerta que 40% dos fundos vencem até 2028; entenda o risco para investidores

Publicado 06/02/2026 • 13:00 | Atualizado há 3 horas

KEY POINTS

  • Um relatório recente acendeu um sinal de alerta entre os investidores sobre a situação financeira e de governança do Patria Investimentos.
  • Alterações internas ocorreram sem explicações públicas detalhadas por parte da Pátria.
  • A combinação entre pressão de vencimentos e mudanças internas reforça o alerta para investidores que possuem relação com a empresa.
Patria Investimentos

Foto: Divulgação

Patria Investimentos: relatório alerta que 40% dos fundos vencem até 2028; entenda o risco para investidores

Um relatório recente acendeu um sinal de alerta entre os investidores sobre a situação financeira e de governança do Patria Investimentos, uma das maiores gestoras de ativos alternativos do país.

Conforme noticiado por Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC, um estudo realizado pela Snowcap Advisors com base nas informações a CVM, aponta que cerca de 40% do capital sob gestão da empresa está alocado em fundos com vencimento previsto até 2028, o que pode gerar riscos relevantes para investidores.

Leia mais: Relatório aponta distorções bilionárias e crise de liquidez na Patria Investimentos; Fundo nega

Mudanças internas

Um dos principais pontos de atenção destacados no relatório é a saída integral da Blackstone do capital do Patria Investimentos. A gestora detinha aproximadamente 40% da empresa e funcionava como um selo de credibilidade junto a investidores institucionais internacionais.

Além da saída da Blackstone, o relatório chama atenção para a renúncia da diretora financeira (CFO) e a troca da empresa de auditoria externa em 2025. Segundo a análise, essas alterações ocorreram sem explicações públicas detalhadas por parte do Patria.

Preocupação dos investidores

O ponto central do alerta envolve o prazo de vencimento dos fundos. Conforme o relatório, quase metade do capital sob gestão do Patria, vencem nos próximos três anos, além disso, muitos desses ativos precisarão passar por reavaliações em breve.

Segundo a Snowcap, parte relevante desses fundos não passou por eventos de liquidez considerados efetivos. Em vez de vendas para o mercado, algumas saídas teriam ocorrido por meio de transações internas entre veículos da própria gestora, o que pode reduzir a disponibilidade real de caixa no momento do vencimento dos fundos.

Esse cronograma afeta possíveis novas saídas relevantes de ativos ou liquidez suficiente, a empresa pode enfrentar dificuldades para devolver o capital aos investidores dentro dos prazos acordados.

A análise também destaca que diversos ativos poderão precisar de ajustes relevantes de valuation antes do encerramento dos fundos. Caso essas reavaliações reflitam níveis mais próximos aos praticados no mercado, o impacto pode ser uma redução significativa no patrimônio dos fundos e no retorno esperado pelos investidores.

Leia mais: Patria Investimentos: por que um relatório colocou a gestora sob os holofotes

Impacto no mercado

Para o mercado, o cenário descrito no relatório pode ir além dos fundos e alcançar diretamente a companhia listada. A Snowcap avalia que pressões relacionadas à liquidez e ao vencimento dos veículos de investimento podem afetar a percepção dos investidores sobre as ações do Patria negociadas na Nasdaq, além de gerar dúvidas sobre a sustentabilidade de dividendos no médio prazo.

A combinação entre pressão de vencimentos e mudanças internas reforça o alerta para investidores que possuem relação com a empresa. Esses fatores serão determinantes para avaliar o real impacto do alerta apontado no relatório e os riscos associados aos investimentos no Patria Investimentos.

As conclusões fazem parte de um relatório elaborado pela Snowcap Advisors, que mantém posição vendida nas ações da companhia. O Patria Investimentos, por sua vez, nega as alegações e afirma que todas as suas informações financeiras são públicas, auditadas e divulgadas ao mercado.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Empresas & Negócios

;
Real tem a 2ª maior valorização entre 28 moedas no início de 2026; veja ranking Quem gastou mais? Veja as 5 contratações mais caras da Série A do Brasileirão 2026 Wagner Moura leva prêmio em dinheiro se vencer o Oscar 2026? Skeleton: conheça as regras do esporte em que Nicole Silveira faz história pelo Brasil Olimpíadas de Inverno 2026: quanto custa os ingressos para assistir à cerimônia de abertura? Por que o Corinthians não recebe nada da bilheteria da Supercopa? Entenda Grupo Fictor pede recuperação judicial; entenda como ficam os investidores da Fictor Alimentos Quando começa as Olimpíadas de Inverno 2026? Veja os principais nomes brasileiros Flamengo é o único brasileiro em ranking dos times mais ricos do mundo; veja lista