Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Brazilian Week: Eduardo Leite fala da importância da despolarização política e potencial de investimentos no RS
Publicado 13/05/2025 • 16:37 | Atualizado há 8 meses
Ford prepara elétrico acessível que dirige sozinho para 2028
Google adiciona recursos do Gemini, como resumos de conversas, ao Gmail
Venezuela vai comprar apenas produtos americanos com dinheiro do petróleo, diz Trump
Google chega a um acordo com plataforma de IA sobre suicídios de menores; entenda o caso
A nova função do ChatGPT que deve mudar sua relação com a saúde
Publicado 13/05/2025 • 16:37 | Atualizado há 8 meses
KEY POINTS
Durante o evento Brazilian Week 2025 em Nova York, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, ressaltou a necessidade de um movimento de despolarização política no Brasil. Leite afirmou que a polarização política no país tem contribuído para a energia desperdiçada em ataques mútuos, enquanto problemas como inflação e criminalidade seguem sem solução.
“O Brasil polarizado gasta uma energia monumental para atacar uns aos outros, enquanto os problemas seguem livremente a inflação, a criminalidade, assustando as pessoas”, disse o governador.
Leia mais:
Brazilian Week 2025: Ministro da AGU destaca compromisso com segurança jurídica
Leite também comentou sobre o cenário político no Brasil e a busca por novos nomes para a presidência nas eleições de 2026, destacando que ele se apresenta como um possível candidato. “Dadas as condições da popularidade do presidente (Lula), da inelegibilidade do ex-presidente (Bolsonaro), há um cenário que estimula a busca de nomes, eu me apresento como um dos nomes”, afirmou.
Além de seu posicionamento político, o governador aproveitou sua participação no evento para destacar as iniciativas de desenvolvimento do Rio Grande do Sul, com foco na atração de investimentos, especialmente no setor de energia. Leite mencionou a recente autorização para disponibilizar 5 GW de energia para a instalação de data centers no estado. “Para ter uma noção do que está sendo liberado para a implantação deste parque, é o equivalente a toda a energia do Estado do Rio de Janeiro”, explicou.
Leite também falou sobre a construção de um ambiente favorável para negócios no Rio Grande do Sul, mencionando as concessões rodoviárias e aeroportuárias programadas para o estado. “Nós temos dois blocos de concessões rodoviárias que vão vir pela frente ainda neste ano”, disse.
O evento RS Day, realizado no contexto da Brazilian Week 2025, foi um dos destaques da programação de Nova York. Durante o evento, Leite e outros representantes do estado, como o presidente da Invest RS, Rafael Prikladnicki, se reuniram com investidores internacionais para destacar as oportunidades de investimentos no Rio Grande do Sul. O foco do evento foi apresentar as vantagens do estado, incluindo o setor de energia, agronegócios, inovação e turismo.
O RS Day foi um dia dedicado a mostrar as possibilidades de negócios no estado, com a participação de CEOs de empresas gaúchas, que compartilharam suas experiências de investimentos e as vantagens de operar na região. A proposta do evento foi aproximar o Rio Grande do Sul de investidores internacionais, destacando os avanços e a capacidade de recuperação do estado após os desafios enfrentados em 2024, como as enchentes.
O evento, realizado no tradicional Plaza Hotel, teve como objetivo atrair a atenção de investidores para as áreas que mais necessitam de capital para expandir, como a infraestrutura e energia renovável. Além disso, a programação incluiu debates sobre desafios e soluções de negócios e como o Rio Grande do Sul está se reposicionando como um centro de inovação e oportunidades para empresas globais.
Eduardo Leite comparou o estado a uma pessoa em busca de um parceiro, destacando a importância da circulação e da presença em eventos internacionais como uma forma de chamar atenção para as potencialidades do estado. “Se a gente não estivesse aqui, talvez não sentissem a nossa falta”, concluiu.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Banco Master: FGC trava R$ 41 bilhões e acende alerta regulatório
2
Novas ações da Azul passam a ser negociadas nesta quinta (8) mas despencam após leilão
3
Labubu lidera ranking do Google com produtos mais desejados do ano; veja top 50
4
Cimed sacode o mercado fitness e estreia nos suplementos com a marca Urso
5
Banco Master: por que o FGC ainda não iniciou os pagamentos?