Donald Trump.

CNBC Trump pode fazer mudanças radicais no Departamento de Estado dos EUA, segundo documento obtido pela CNBC

Brasil

Facebook remove vídeo falso sobre Haddad após notificação da AGU

Publicado 09/01/2025 • 20:16 | Atualizado há 3 meses

Redação Times Brasil

Fernando Haddad em cerimônia no Palácio do Planalto

Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Advocacia-Geral da União (AGU) notificou na quinta-feira (9) o Facebook, solicitando a remoção, em até 24 horas, de um vídeo adulterado com o uso de inteligência artificial (IA) que atribui falsas declarações ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

O vídeo foi retirado do ar nesta sexta-feira (10).

O conteúdo distorce falas do ministro sobre impostos para animais de estimação e pré-natal. A AGU destaca que a postagem contém informações fraudulentas e que a manipulação é evidente, com alterações na movimentação labial e no timbre de voz.

A AGU argumenta que o vídeo é um conteúdo desinformativo, criado com o intuito de enganar o público e distorcer a posição de Haddad sobre temas relevantes. O material foi manipulado de forma a alterar a fala do ministro e espalhar informações falsas sobre propostas tributárias. Além disso, a notificação da AGU destaca que a manipulação vai contra os Termos de Uso do Facebook, que proíbem a utilização da plataforma para fins ilegais.

Caso o pedido de remoção não seja atendido, a AGU solicita que o Facebook coloque um aviso sobre o vídeo, informando que ele foi gerado por IA e contém conteúdo alterado.

MAIS EM Brasil