Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Carnaval deve injetar R$ 12 bi na economia; blocos de rua são atração preferida
Publicado 22/02/2025 • 18:26 | Atualizado há 8 meses
“Deusa da riqueza”, chinesa é condenada pelo maior golpe em criptomoedas da história
Fintech avaliada em US$ 7,3 bilhões abre nova rodada de financiamento
Alibaba diz que seus gastos com IA em e-commerce já estão no ponto de equilíbrio
Rendimentos do Tesouro Americano caem enquanto pesquisa do Fed da Filadélfia mostra fraqueza regional
Bolha da IA ameaça mercado, mas chance de uma correção é “muito alta”, diz ex-executivo da Meta
Publicado 22/02/2025 • 18:26 | Atualizado há 8 meses
KEY POINTS
Os blocos de carnaval gratuitos são a atração preferida entre os brasileiros que curtem pular carnaval. Um levantamento aponta que 59% das pessoas que saem para curtir a festa popular este ano escolhem os blocos como forma de diversão.
A constatação está na pesquisa Os Brasileiros e o Carnaval, do Instituto Locomotiva. Foram ouvidas 1.333 pessoas com mais de 18 anos de todas as partes do país, entre os dias 3 e 17 de fevereiro.
As demais atrações escolhidas para pular o carnaval são shows gratuitos (34%) e trios elétricos gratuito (29%), enquanto 28% dos entrevistados responderam blocos de rua pagos (abadás). Ir a desfile de escola de samba é opção para 15% dos foliões.
O levantamento identificou que 35% dos entrevistados pretendem festejar o carnaval deste ano. A pesquisa detalha que esse percentual é maior entre pessoas de 18 a 29 anos (43%). No grupo de 50 anos ou mais, a intenção de curtir a festa se reduz a 28%.
Para 70% dos brasileiros, o carnaval é uma manifestação cultural importante, enquanto 30% consideram que é “só bagunça, não tendo nada a ver com cultura”.
Quando questionados se o carnaval deve ser festa democrática para todas as pessoas, 69% responderam que sim.
“Em um país com tanta desigualdade e tantos abismos entre as classes, a maioria dos brasileiros defende que o carnaval seja uma festa democrática e aberta a todos”, aponta o presidente do Instituto Locomotiva, Renato Meirelles.
Para 67% dos entrevistados, o período de festas é uma oportunidade importante para as pessoas aproveitarem os espaços públicos das cidades.
A pesquisa identifica que a maioria dos entrevistados acredita que a festa deve ser vivenciada com responsabilidade e concorda com a necessidade de campanhas preventivas pela segurança no trânsito e para a prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (IST).
Quase a totalidade (96%) dos respondentes acha importante a realização de campanhas de segurança no trânsito, enquanto 95% têm a mesma opinião em relação a campanhas de prevenção a IST.
“Alegria não precisa vir acompanhada de imprudência. O brasileiro sabe disso e quer um carnaval com mais responsabilidade”, avalia Meirelles.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Juliana Colombo é jornalista especializada em economia e negócios. Já trabalhou nas principais redações do país, como Valor Econômico, Forbes, Folha de S. Paulo e Rede Globo.
Mais lidas
Santander, Travelex e Genial são investigados por evasão de divisas bilionária do crime organizado
Óleo na pista: após doze horas de caos, cancelamentos em série e prejuízo milionário, Santos Dumont inicia noite com operação especial
EXCLUSIVO: Presidente dos Correios prepara trocas nas diretorias como parte do ‘choque de gestão’ para conter rombo bilionário
Embraer fecha parceria com o Grupo Mahindra para fabricar cargueiro militar na Índia
Netflix e Spotify fecham parceria para levar podcasts à plataforma de vídeo