Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Carnaval deve injetar R$ 12 bi na economia; blocos de rua são atração preferida
Publicado 22/02/2025 • 18:26 | Atualizado há 9 meses
ALERTA DE MERCADO:
Ibovespa B3 bate novo recorde intradiário
Publicado 22/02/2025 • 18:26 | Atualizado há 9 meses
KEY POINTS
Os blocos de carnaval gratuitos são a atração preferida entre os brasileiros que curtem pular carnaval. Um levantamento aponta que 59% das pessoas que saem para curtir a festa popular este ano escolhem os blocos como forma de diversão.
A constatação está na pesquisa Os Brasileiros e o Carnaval, do Instituto Locomotiva. Foram ouvidas 1.333 pessoas com mais de 18 anos de todas as partes do país, entre os dias 3 e 17 de fevereiro.
As demais atrações escolhidas para pular o carnaval são shows gratuitos (34%) e trios elétricos gratuito (29%), enquanto 28% dos entrevistados responderam blocos de rua pagos (abadás). Ir a desfile de escola de samba é opção para 15% dos foliões.
O levantamento identificou que 35% dos entrevistados pretendem festejar o carnaval deste ano. A pesquisa detalha que esse percentual é maior entre pessoas de 18 a 29 anos (43%). No grupo de 50 anos ou mais, a intenção de curtir a festa se reduz a 28%.
Para 70% dos brasileiros, o carnaval é uma manifestação cultural importante, enquanto 30% consideram que é “só bagunça, não tendo nada a ver com cultura”.
Quando questionados se o carnaval deve ser festa democrática para todas as pessoas, 69% responderam que sim.
“Em um país com tanta desigualdade e tantos abismos entre as classes, a maioria dos brasileiros defende que o carnaval seja uma festa democrática e aberta a todos”, aponta o presidente do Instituto Locomotiva, Renato Meirelles.
Para 67% dos entrevistados, o período de festas é uma oportunidade importante para as pessoas aproveitarem os espaços públicos das cidades.
A pesquisa identifica que a maioria dos entrevistados acredita que a festa deve ser vivenciada com responsabilidade e concorda com a necessidade de campanhas preventivas pela segurança no trânsito e para a prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (IST).
Quase a totalidade (96%) dos respondentes acha importante a realização de campanhas de segurança no trânsito, enquanto 95% têm a mesma opinião em relação a campanhas de prevenção a IST.
“Alegria não precisa vir acompanhada de imprudência. O brasileiro sabe disso e quer um carnaval com mais responsabilidade”, avalia Meirelles.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Juliana Colombo é jornalista especializada em economia e negócios. Já trabalhou nas principais redações do país, como Valor Econômico, Forbes, Folha de S. Paulo e Rede Globo.
Mais lidas
1
Banco Master: o que falta para os pagamentos começarem?
2
EXCLUSIVO: Shopee, Magalu, Amazon e Mercado Livre, qual gigante está na dianteira da corrida do e-commerce
3
Quais os próximos jogos do Flamengo? Veja datas e horários
4
Fusão: Comcast faz nova proposta e avança em compra da Warner Bros
5
Alta de 50%: campeão, Flamengo pode ter faturamento de R$ 2 bilhões neste ano