Alphabet apoia Odoo, pouco conhecida rival da SAP, elevando avaliação para US$ 5,3 bi
Publicado 20/11/2024 • 12:40 | Atualizado há 5 meses
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Publicado 20/11/2024 • 12:40 | Atualizado há 5 meses
KEY POINTS
Tradução:Fabien Pinckaers, CEO da startup de software empresarial Odoo, sediada na Bélgica.
Divulgação Odoo
Odoo, uma startup desafiando a SAP no mercado de software empresarial, aumentou sua avaliação para 5 bilhões de euros (US$ 5,3 bilhões) em uma rodada secundária de ações liderada pelo fundo de ventures da Alphabet e pela Sequoia Capital.
A empresa belga desenvolve software de planejamento de recursos empresariais de código aberto, com mais de 80 aplicações disponíveis em sua plataforma, oferecendo às empresas ferramentas para contabilidade, gestão de relacionamento com clientes, recursos humanos, e-commerce e criação de sites.
Fabien Pinckaers, CEO e cofundador da Odoo, disse à CNBC em uma entrevista que a empresa não precisava captar capital primário, pois é “lucrativa em caixa” e cresce sua receita em 50% ao ano. Segundo ele, o planejamento de recursos empresariais ainda é um mercado “muito fragmentado”.
“A razão pela qual todos falharam neste mercado é que ele é bastante complexo”, disse Pinckaers. “Pequenas empresas têm necessidades complexas, desde contabilidade até inventário, site, e-commerce, ponto de venda. É muito e elas não têm orçamento, e precisam de algo simples e acessível.”
“Ninguém conseguiu fazer as duas coisas”, acrescentou. “Você tem produtos complexos como o SAP que funcionam bem para grandes empresas. Mas é complexo e caro.”
Andrew Reed, sócio da Sequoia Capital, complementou que o mercado que a Odoo está abordando “requer mais tempo de gestação do que a maioria das startups, tanto porque o sistema básico é muito complexo quanto porque torná-lo simples de usar para pequenas empresas e diversos países não é uma tarefa simples”.
Pinckaers abriu o primeiro escritório da empresa há 22 anos em uma fazenda na Bélgica, tudo o que podia pagar na época. Hoje, ele mora na Índia, trabalhando para expandir a presença da empresa no país.
A Odoo teve faturamento de 370 milhões de euros no ano passado e espera ultrapassar 650 milhões em 2025, com meta de chegar a 1 bilhão de euros em 2027. Cerca de 80% do negócio da Odoo hoje é de software de código aberto, com os 20% restantes provenientes de software licenciado.
Apesar de estar no porte de uma empresa pronta para abertura de capital, Pinckaers não tem pressa de fazer um IPO. A empresa construiu o negócio principalmente por bootstrapping, sem captar recursos externos há uma década.
A última rodada secundária incluiu a Alphabet (via CapitalG) e a Sequoia Capital, com investimento de 500 milhões de euros, elevando a avaliação da empresa de 3,2 para 5 bilhões de euros.
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