Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Portuguesa Mota-Engil vence leilão do túnel Santos-Guarujá na B3
Publicado 05/09/2025 • 17:13 | Atualizado há 2 meses
Câmara aprova por ampla maioria projeto que libera arquivos de Jeffrey Epstein
Príncipe herdeiro da Arábia Saudita vai aos EUA em primeira visita desde assassinato de jornalista opositor
Aposta de Buffett no Google vem duas décadas após fundadores dizerem que IPO foi “inspirado” pelo bilionário
Diretor do Fed defende corte de juros e cita preocupação com mercado de trabalho
CEO da Nvidia, Jensen Huang, surpreende com previsão de “meio trilhão” às vésperas de balanço
Publicado 05/09/2025 • 17:13 | Atualizado há 2 meses
KEY POINTS
A Mota-Engil, construtora portuguesa que tem a chinesa CCCC como acionista, venceu nesta sexta-feira (5) o leilão da concessão do Túnel Santos-Guarujá, uma das principais obras do Novo PAC. A proposta vencedora apresentou 0,5% de desconto sobre o valor da contraprestação pública. A única concorrente, a espanhola Acciona, ofertou desconto zero.
O contrato prevê investimentos de R$ 6,8 bilhões para a construção do empreendimento, além de R$ 1,78 bilhão em despesas operacionais estimadas ao longo da PPP de 30 anos, período em que a empresa será responsável pela operação e manutenção da infraestrutura.
O certame ocorreu na sede da B3, em São Paulo. Representada pela Galápagos Capital, a Mota-Engil ofereceu desconto de 0,5% sobre a contraprestação anual máxima de R$ 430 milhões. Como a diferença entre as propostas superou 20%, a comissão declarou vencedora a oferta da empresa portuguesa, sem necessidade de fase de lances em viva-voz.
Do total de investimentos, R$ 5,1 bilhões serão financiados pelos governos federal e estadual.
O túnel será construído pelo método de túnel imerso, tecnologia inédita no Brasil, já aplicada em países como a Holanda. A estrutura terá 1,5 km de extensão, sendo 870 metros submersos, com três faixas de rolamento por sentido, uma faixa exclusiva para o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e passagens para pedestres e ciclistas. A previsão é que a obra seja concluída em cinco anos.
Atualmente, a ligação entre Santos e Guarujá é feita majoritariamente por balsas, que transportam cerca de 21 mil veículos por dia, além de 7,7 mil ciclistas e 7,6 mil pedestres. O novo túnel deve reduzir o tempo de travessia para cinco minutos, contra até 1h30 pelo trajeto rodoviário.
A expectativa é que a obra impulsione o turismo, fortaleça a economia regional e contribua para a redução das emissões de carbono, estimulando o uso de meios de transporte coletivos e sustentáveis.
Após a confirmação da vitória, o próximo passo será a análise da documentação, seguida da assinatura do contrato e do início da execução do projeto, que será faseada para agilizar a entrega e reduzir custos.
—
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings