CNBC
Senado autoriza BNDES a captar R$ 2,6 bi para recuperar MPMEs e fortalecer cadeia da saúde.

CNBCFim de subsídios do Obamacare já deixa milhões sem plano de saúde nos EUA; entenda

Notícias do Brasil

Haddad: não acredito que vamos chegar a judicializar aposentadorias de agentes de saúde

Publicado 26/11/2025 • 17:03 | Atualizado há 2 meses

KEY POINTS

  • Fernando Haddad afirmou não acreditar que o governo vá judicializar o PLP 185, aprovado pelo Senado por 57 a 0 e visto como reação de Davi Alcolumbre à indicação de Jorge Messias ao STF.
  • O ministro disse que o STF impede aumento de despesas sem indicar a fonte de recursos, mas declarou que o governo vai buscar sustentabilidade fiscal para a aposentadoria dos agentes de saúde.
  • Haddad afirmou que é preciso diálogo para criar espaço fiscal e comentou que não quer que seu sucessor na Fazenda encontre “boletos na mesa”, defendendo responsabilidade nas decisões do Congresso.

Foto: Diogo Zacarias/Ministério da Fazenda

Fernando Haddad, ministro da Fazenda

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta quarta-feira (26), em entrevista à GloboNews, não acreditar que a aprovação de terça pelo plenário do Senado do Projeto de Lei Complementar (PLP) 185 vai chegar a ser judicializada pelo Executivo.

O projeto foi aprovado no Senado por 57 votos a zero e foi classificado como uma retaliação do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil) à indicação de Jorge Messias, da AGU, para o Supremo Tribunal Federal (STF).

“Não acredito que vamos chegar a judicializar aposentadorias de agentes de saúde”, disse o ministro, acrescentando que o STF impede o Executivo e o Legislativo de aumentar despesas sem compensar, sem mostrar de onde virão os recursos.

Leia mais:
Haddad: Em 4 anos, teremos a menor inflação e menor média de taxa de desemprego
PL Antifacção asfixia PF, tira dinheiro da Receita e enfraquece operações, diz Haddad

Ainda, de acordo com Haddad, para as aposentadorias de agentes de saúde, o governo vai encontrar o caminho da sustentabilidade.

“Sobre as aposentadorias de agentes de saúde, não entro no mérito do projeto. É possível construir espaço fiscal para teses defendidas pelo Congresso, mas há que dialogar”, disse reiterando que não gostaria que seu sucessor na Fazenda tivesse que enfrentar os mesmos problemas que ele enfrentou.

“Gostaria que meu sucessor na Fazenda não tivesse que enfrentar mesmos problemas que eu. É muito chato você chegar e achar um monte de boletos para pagar em cima da mesa. Uma coisa é fazer oposição ao governo, outra é trazer transtornos para outros governos”, disse.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Notícias do Brasil

;