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‘Logística também é experiência do cliente’, diz diretor da SimpliRoute sobre uso de IA nas empresas

Publicado 14/04/2025 • 10:41 | Atualizado há 1 uma semana

Redação Times Brasil

KEY POINTS

  • Simões destacou ainda que os ganhos da inteligência artificial vão além da eficiência operacional.
  • "O que vejo hoje é um grande investimento em e-commerce, no visual das lojas e em tecnologia de navegação, mas pouco foco na experiência logística. E a logística é parte essencial da experiência final do cliente”, pontuou ele.
  • Sobre as causas para o baixo índice de adoção da tecnologia no setor, o executivo explicou que há tanto uma questão de custo quanto de conhecimento.

No Brasil, apenas 30% das empresas utilizam inteligência artificial para melhorar os processos logísticos, segundo uma pesquisa da SimpliRoute, companhia especializada em roteirização inteligente.

Em entrevista exclusiva ao Times Brasil — Licenciado Exclusivo CNBC — nesta segunda-feira (14), Sérgio Simões, diretor de Growth da SimpliRoute, comentou os resultados e defendeu a importância de digitalizar a logística.

Segundo ele, o número ainda é pequeno, principalmente quando comparado ao uso da IA em outras áreas.

“Mais de 76% das empresas já investem em inteligência artificial quando o assunto é atendimento ao cliente, mas apenas 30% delas aplicam a tecnologia na logística. E quando a gente olha o custo logístico no Brasil, ele chega a ultrapassar 18% do custo total de um produto. São números significativos que mostram a importância de investir em um processo logístico eficaz”, explicou.

Simões destacou ainda que os ganhos da inteligência artificial vão além da eficiência operacional.

“A IA garante assertividade nos processos de entrega, reduz o custo com combustível, que aumentou muito nos últimos anos, melhora a relação com o cliente e até favorece a recompra. O que vejo hoje é um grande investimento em e-commerce, no visual das lojas e em tecnologia de navegação, mas pouco foco na experiência logística. E a logística é parte essencial da experiência final do cliente”, pontuou.

Ele deu como exemplo o uso da IA para prever se o cliente estará em casa no momento da entrega.

“A empresa já gastou com motorista, rota, combustível. Se o cliente não está, é prejuízo. Hoje, cerca de 60% das reclamações no Reclame Aqui estão relacionadas à entrega. Isso mostra o quanto essa parte da jornada do consumidor ainda está fragilizada”, afirmou.

Sobre as causas para o baixo índice de adoção da tecnologia no setor, o executivo explicou que há tanto uma questão de custo quanto de conhecimento.

“A inteligência artificial ainda está em processo de consolidação no mercado. Apesar de muito se falar, pouco se aplica. A logística ainda passa por uma transformação em direção a uma era digital. Os grandes players já estão mais avançados, mas os pequenos ainda enfrentam muitas dificuldades, seja por equipes reduzidas, seja por falta de conhecimento”, analisou.

Por fim, Simões ressaltou a importância de iniciativas como a pesquisa realizada pela SimpliRoute.

“É fundamental evangelizar o mercado e mostrar o que pode ser feito com a tecnologia”, concluiu.

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