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Grupo NewJeans
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A maior agência de K-pop da Coreia do Sul, a Hybe, perdeu mais de US$ 423 milhões em valor de mercado nesta sexta-feira (29), após o grupo NewJeans anunciar a rescisão de seu contrato com a sublabel ADOR.
O anúncio, que ocorreu em meio a uma disputa de meses entre a ADOR e a Hybe, fez as ações da empresa despencarem 6,97%.
Criado em 2022, o grupo feminino, formado por cinco integrantes, declarou na noite de quinta-feira que estava deixando a agência, alegando que a ADOR violou seu contrato. “Ficar aqui seria uma perda de tempo”, afirmou Hanni, integrante do grupo.
“Não há nada que possamos ganhar profissionalmente permanecendo aqui, então as cinco de nós não vemos razão para continuar na ADOR”, disse, segundo tradução da mídia sul-coreana Yonhap.
Duas semanas antes, o NewJeans enviou uma notificação legal à Hybe com uma lista de exigências, incluindo a reintegração da ex-CEO da ADOR, Min Hee-jin. Caso as demandas não fossem atendidas, o grupo ameaçava rescindir os contratos.
O jornal sul-coreano JoongAng Ilbo informou que a lista de exigências incluía também a resolução de um relatório interno da Hybe que sugeria “acabar com o NewJeans e começar do zero”.
Hanni também mencionou “maus-tratos não apenas a nós, mas também à nossa equipe, inúmeras restrições e contradições, comunicação deliberadamente distorcida e manipulação em várias áreas.” Ela não deu mais detalhes.
Em outubro, Hanni teria testemunhado no parlamento da Coreia do Sul, afirmando ter sofrido assédio no local de trabalho sob a gestão da label.
“Esse não é o tipo de ética de trabalho que respeitamos ou queremos fazer parte, e continuar trabalhando em uma empresa que não tem intenção de proteger o NewJeans só nos prejudicaria”, declarou na coletiva.
Em abril , Hybe acusou o então CEO da ADOR, Min Hee-jin, de tentar tornar a subgravadora independente. Min negou as acusações e criticou a Hybe, alegando que a empresa havia copiado o conceito do NewJeans para utilizá-lo em outro grupo feminino sob outra subsidiária.
Min deixou o cargo de CEO da ADOR em agosto, mas permaneceu como diretora da empresa até renunciar também a essa posição em 20 de novembro.
O NewJeans, que estreou em 2022, tornou-se um dos grupos mais populares do K-pop, acumulando diversos prêmios em premiações sul-coreanas. Em 2024, o grupo conquistou o prêmio Group of the Year na cerimônia Women in Music da Billboard.
A Billboard destacou que o NewJeans emplacou entradas em 10 rankings da plataforma, incluindo o Billboard Hot 100, Billboard 200 e Billboard Global 200.
O lucro líquido da Hybe despencou quase 99% no terceiro trimestre de 2024 em relação ao ano anterior. Analistas atribuíram a queda à redução nas atividades artísticas durante as Olimpíadas de 2024, além de custos elevados relacionados ao lançamento do KATSEYE, grupo localizado nos Estados Unidos.
As ações da Hybe acumulam queda de 15,72% no ano, em meio a uma tendência de baixa mais ampla na indústria, que também afetou as ações das outras três grandes agências de K-pop.
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