CNBC

Kevin Hassett indica que EUA podem dar tratamento especial ao café em meio a guerra tarifária

Empresas & Negócios

Amazon apresenta agente de IA para ajudar vendedores com tarefas tediosas

Publicado 17/09/2025 • 14:07 | Atualizado há 2 meses

KEY POINTS

  • A Amazon lançou um agente de inteligência artificial para suas legiões de vendedores terceiros.
  • O agente está sendo incorporado ao Seller Assistant, uma ferramenta de IA para comerciantes que a empresa lançou no ano passado.
  • A Amazon afirmou que 1,3 milhão de vendedores já utilizaram sua ferramenta automatizada de criação de anúncios.
Amazon Web Services (AWS).

Reprodução.

Especialistas alertam para riscos da concentração de serviços em poucas big techs.

Na quarta-feira, a Amazon apresentou um agente de inteligência artificial que ajudará comerciantes terceiros a operar seus negócios online. A empresa está adicionando capacidades de agente ao Seller Assistant, sua ferramenta de IA para vendedores terceiros, o que significa que o software pode agir em nome do comerciante com sua permissão, disse a Amazon.

A atualização foi anunciada durante a conferência anual Accelerate da Amazon para vendedores, em Seattle. A Amazon afirmou que ferramentas como o Seller Assistant liberam os comerciantes para “passar mais tempo focados em inovação de produtos e relacionamento com clientes”, enquanto sua ferramenta de IA generativa cuida de tarefas operacionais mais tediosas.

A Amazon lançou várias ferramentas de IA para vendedores terceiros, que representam mais da metade de todos os produtos vendidos no site, como gerador de listagens de produtos e gerador de imagens e vídeos para anúncios.

Dharmesh Mehta, vice-presidente de serviços para parceiros de venda da Amazon, disse à CNBC em entrevista nesta semana que 1,3 milhão de vendedores terceiros usaram suas ferramentas de IA generativa para listagens, que podem produzir cerca de 70% do que compõe uma listagem de produto na loja online. “Isso realmente dá ao vendedor, de certa forma, uma equipe de especialistas”, disse Mehta.

“Um especialista em listagem, precificação, promoções e cadeia de suprimentos — todas as coisas que um pequeno negócio normalmente precisa tentar aprender sozinho, contratar alguém especializado, pagar por um especialista, ou às vezes simplesmente aceitar não ser tão bom nisso, o que não é o ideal.”

Saiba mais:

Uma voz de IA da Amazon pode te orientar melhor do que avaliações de clientes? A empresa está testando

CNBC Originals: Amazon lança robotáxi da Zoox em Las Vegas e desafia gigantes do mercado global

A empresa disse que seu Seller Assistant aprimorado vai além de responder perguntas e é capaz de coordenar pedidos de inventário e planos de crescimento dos negócios, além de implementar correções em problemas de conta, ajudando potencialmente os comerciantes a evitar suspensões custosas.

Com o tempo, a Amazon espera adicionar mais capacidades de agente com base no feedback dos vendedores, acrescentou a empresa.

A IA generativa evoluiu de geradores de imagens e textos para ferramentas de IA agentivas que podem completar tarefas de múltiplas etapas para os usuários com supervisão mínima. Fora do seu marketplace de terceiros, o laboratório de IA da Amazon em São Francisco lançou em março uma prévia de um agente que pode agir em um navegador web.

O Seller Assistant utiliza o Bedrock, uma ferramenta de software que permite aos usuários acessar modelos de linguagem avançados da Amazon e de outras empresas como Anthropic e OpenAI. A empresa atualmente não planeja cobrar dos vendedores para usar o Seller Assistant, disse Mehta.

Os vendedores pagam à Amazon para acessar seus serviços internos de logística, gerenciamento de contas e outras ofertas. Tornou-se um negócio considerável para a empresa, gerando US$ 40,3 bilhões no segundo trimestre.

Em setembro passado, a Amazon lançou a primeira versão de seu assistente de IA para vendedores, codinome Project Amelia na época, permitindo que os comerciantes solucionassem problemas de conta, recebessem conselhos sobre planejamento de inventário e criassem títulos de listagens, entre outras tarefas.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

MAIS EM Empresas & Negócios

;