CNBC
Xi Jinping (à direita) e Keir Starmer

CNBCEXCLUSIVO Corrida a Pequim: Líderes mundiais buscam na China proteção contra a imprevisibilidade de Trump

Empresas & Negócios

Dono do Master relatou “muitas vezes” preocupação de liquidez, diz ex-presidente do BRB

Publicado 30/01/2026 • 10:01 | Atualizado há 2 horas

KEY POINTS

  • O ex-presidente do BRB afirmou que o dono do Banco Master mencionou “muitas vezes” problemas de liquidez da instituição durante as negociações que culminaram na proposta de aquisição hoje investigada por suspeitas de fraudes financeiras.
  • Segundo Costa, a preocupação com a situação financeira do Master era recorrente nas conversas.
  • “Ele relatava constantemente essa preocupação e a importância de que houvesse uma decisão”, disse.
Presidente do BRB, Paulo Henrique Costa, durante evento em Brasília.

Presidente afastado do BRB, Paulo Henrique Costa, durante evento em Brasília.

Reprodução

Em depoimento à Polícia Federal, o ex-presidente do Banco de Brasília (BRB) Paulo Henrique Costa afirmou que o dono do Banco Master, Daniel Vorcaro, mencionou “muitas vezes” problemas de liquidez da instituição durante as negociações que culminaram na proposta de aquisição hoje investigada por suspeitas de fraudes financeiras.

Segundo Costa, a preocupação com a situação financeira do Master era recorrente nas conversas. “Ele relatava constantemente essa preocupação e a importância de que houvesse uma decisão”, disse.

O ex-presidente ressaltou, no entanto, que o andamento da operação não dependia apenas do BRB. “A decisão não era nossa, era do Banco Central”, afirmou.

Leia também: “Não estaria aqui de tornozeleira”: Vorcaro nega influência política no caso Master

Costa reconheceu que as dificuldades de liquidez faziam parte das fragilidades identificadas ao longo do processo, mas afirmou que a proposta foi desenhada para reduzir riscos ao banco público.

De acordo com o depoimento, a operação estava condicionada a uma auditoria aprofundada e à incorporação apenas de ativos e passivos compatíveis com o perfil de risco do BRB.

“É verdade, ele tinha algumas dificuldades de captação de recursos, o que é o oposto do BRB, que, por ser uma placa forte e conhecida, tem capacidade de captar”, afirmou Costa.

Segundo ele, a combinação entre as duas instituições só faria sentido com salvaguardas claras. “Desde que fizéssemos uma auditoria relevante no Banco Master, trouxéssemos somente ativos e passivos que nos interessassem e que o banco abandonasse o nome, para que não tivéssemos nenhuma questão reputacional”, disse.

Leia também: Ex-sócio do Master tenta vender o Banco Pleno em meio a crise de liquidez

O ex-presidente acrescentou que a proposta também previa mudanças no controle acionário. “Depois de um tempo, o Daniel deixaria de ser controlador e, na última proposta que enviamos ao Banco Central, deixaria de ser sócio do Banco Master”, afirmou.

Aproximação de Vorcaro

A aproximação com o Banco Master começou em 2024, por meio da compra de carteiras, especialmente de cartão de crédito consignado. No início de 2025, segundo Costa, o BRB recebeu uma “provocação” do próprio Master para discutir uma parceria estratégica, o que levou à assinatura de um memorando de entendimentos e ao acesso a informações internas.

O ex-presidente afirmou que o interesse estava nas complementaridades entre as duas instituições. “O Banco Master atuava em média e grande empresa, mercado de capitais, banco digital e tecnologia, áreas em que o BRB não conseguia atuar de maneira competitiva”, disse.

Ele citou ainda a atuação em câmbio e a presença mais forte no Sudeste e no Nordeste, além de um patrimônio líquido de cerca de R$ 5 bilhões, superior ao do próprio BRB.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Empresas & Negócios

;