Líder em híbridos, Toyota mira crescimento expressivo em veículos plug-in em meio à incerteza sobre EVs na indústria
Publicado 28/05/2025 • 13:59 | Atualizado há 1 dia
Tarifas de Trump são restabelecidas por tribunal de apelações – por enquanto
SpaceX alerta moradores que podem perder direito de ‘usar suas propriedades’ na Starbase
Rivalidade entre Musk e Altman em IA complica negociações de Trump no Oriente Médio
Ações da Gap despencam enquanto a varejista afirma que tarifas custarão centenas de milhões
Boeing retomará entregas de aviões para China e aumentará a produção do 737 Max, diz CEO
Publicado 28/05/2025 • 13:59 | Atualizado há 1 dia
KEY POINTS
Imagem de um carro da Toyota.
Divulgação Toyota.
Vinte e cinco anos após apresentar muitos americanos aos veículos híbridos com o Prius, a Toyota Motor está mirando um crescimento significativo nos veículos híbridos plug-in, ou PHEVs.
Esses veículos podem funcionar como um carro elétrico por algumas milhas antes de precisarem de um motor a gasolina tradicional. Diferente dos híbridos tradicionais, como o Prius, que usam uma pequena quantidade de tecnologia de bateria, os PHEVs também precisam ser carregados com um plugue, como um veículo elétrico, para usar a autonomia elétrica.
Os PHEVs não são novidades. A Toyota introduziu o Prius como um PHEV nos EUA em 2016, mas esses plug-ins estão vivendo um renascimento à medida que as montadoras tentam cumprir os padrões federais de economia de combustível e regulamentos de emissões. Eles também têm funcionado como possíveis pontes para veículos totalmente elétricos para consumidores que possam estar hesitantes em adotar o elétrico por completo.
Leia também:
Dona da Fiat, Chrysler, Jeep, Dodge e Peugeot nomeia Antonio Filosa como novo CEO
Xiaomi mira no carro mais vendido da Tesla na China com seu YU7 de longo alcance
“Vamos aumentar nosso volume de PHEVs através da linha nos próximos anos,” disse David Christ, chefe da marca Toyota na América do Norte, à CNBC durante uma visita à sede norte-americana da empresa. “Amamos o trem de força PHEV. Estamos trabalhando para aumentar, perpetuamente, a quantidade de milhas que você pode dirigir apenas com a autonomia elétrica.”
Fontes da empresa disseram que a Toyota planeja aumentar os PHEVs de 2,4% do seu volume de vendas nos EUA no ano passado para cerca de 20% até 2030. No entanto, disseram que isso pode mudar com base em regulamentos, aceitação dos consumidores das tecnologias eletrificadas e acessibilidade, entre outros fatores.
Esse percentual de vendas corresponderia à quantidade de PHEVs permitida sob a regra Advanced Clean Cars II do Conselho de Recursos do Ar da Califórnia, que exige que as montadoras vendam exclusivamente veículos de emissão zero no estado até 2035. O presidente Donald Trump é esperado para eliminar essa regra.
A expansão planejada dos PHEVs pela Toyota ocorre em meio à incerteza regulatória e à adoção mais lenta do que o esperado dos veículos totalmente elétricos, nos quais a empresa também continua a investir bilhões de dólares anualmente. O desempenho dos PHEVs também continua a melhorar.
“Estamos olhando para os plug-ins em toda a linha, e é mais uma questão de onde podemos construí-los e qual é a força do produto em relação à concorrência,” disse Christ.
A autonomia elétrica dos PHEVs aumentou de algumas dezenas de milhas em condições ideais para 50 milhas em veículos como o redesenhado RAV4 da montadora, que foi apresentado na semana passada.
As estimativas de vendas e previsões para os PHEVs variam, pois suas vendas são limitadas e nem todas as empresas destacam esses modelos ao reportar resultados. Várias empresas de dados e previsão automotiva esperam um crescimento modesto dos PHEVs, para entre 4% e 5% das vendas da indústria nos EUA até 2030.
“O crescimento é provavelmente limitado devido à cara estrutura de custo do trem de força duplo. Para aqueles que já investiram, pode fazer sentido continuar no caminho,” disse Chris Hopson, analista principal da S&P Global Mobility. “No entanto, para aqueles que ainda não fizeram investimentos significativos, é um custo incremental grande que deve ser equilibrado.”
A S&P prevê que as vendas de PHEVs nos EUA cresçam de cerca de 2% no ano passado para 5% até o final da década. A AutoPacific espera que os PHEVs cresçam para cerca de 4,2% até 2030, enquanto a AutoForecast Solutions espera que essas vendas permaneçam relativamente estáveis em torno de 3,3% nos próximos anos.
As vendas de PHEVs da Toyota, incluindo sua marca de luxo Lexus, aumentaram cerca de 39% no ano passado, de acordo com dados da empresa. Isso incluiu um aumento de 30% para os PHEVs Prius e RAV4 da marca Toyota, bem como um salto de 88,6% para os três PHEVs da Lexus, incluindo um novo modelo “TX”.
Isso se compara aos mais de 20 modelos híbridos da montadora, que experimentaram um aumento combinado de vendas de 53% no ano passado, incluindo um aumento de 56% para a marca Toyota em meio a várias novas introduções.
“Estamos olhando para toda a linha e dizendo: ‘Quantos trens de força podemos oferecer em quais produtos?’” disse Christ. “Vamos aumentar a porcentagem de híbridos e PHEVs.”
Christ disse que a marca Toyota espera que os híbridos, incluindo os PHEVs, respondam por mais de 50% das vendas nos EUA este ano, aumentando de cerca de 46% em 2024 para quase 30% em 2023.
Cooper Ericksen, vice-presidente sênior de produto e veículos elétricos a bateria, ou BEVs, da Toyota na América do Norte, comparou a abordagem de veículos “eletrificados” da montadora a ter as bases carregadas em um jogo de beisebol com jogadores diferentes.
“Temos ICE. Temos híbrido. Temos híbrido plug-in. Temos EV,” ele disse. “Então, nossas chances de sucesso em marcar corridas são muito melhores do que se estivermos realmente comprometidos demais com qualquer um desses trens de força.”
Ericksen, citando pesquisas e estudos da Toyota, disse que uma vez que as pessoas entendem como os PHEVs funcionam e seus benefícios, há uma mudança massiva no interesse dos clientes de veículos tradicionais, híbridos e até mesmo alguns EVs.
“Uma vez que educamos as pessoas, de longe a maior mudança de todos os trens de força é para o PHEV. Ele sobe exponencialmente,” ele disse à CNBC durante uma entrevista separada. “O PHEV é realmente importante para nós. Há pessoas que considerarão um PHEV e que não considerarão um BEV.”
A compreensão do consumidor sobre os PHEVs tem sido um desafio no passado. Isso foi parcialmente responsável pelas vendas lentas e descontinuação do Chevrolet Volt da General Motors, que a montadora produziu de 2010 ao início de 2019.
Muitos consumidores também expressaram preocupação em ter que conectar o veículo. (Mas os veículos ainda podem operar como um carro a gasolina tradicional sem nunca serem conectados, o que atraiu críticas de alguns apoiadores dos EVs.)
Os PHEVs também são caros devido à necessidade de tecnologias EV e de um motor. Os PHEVs da Toyota atualmente custam milhares de dólares a mais do que veículos tradicionais ou híbridos.
“Há muitos pontos negativos no lado da produção, e os compradores, a menos que sejam forçados, realmente não optam pelos modelos PHEV,” disse Sam Fiorani, vice-presidente de previsão global de veículos da AutoForecast Solutions.
O RAV4 PHEV 2025 da Toyota tem um acréscimo de preço de cerca de US$ 15.000 (aproximadamente R$ 75.000) em relação ao modelo base e US$ 12.000 (aproximadamente R$ 60.000) em relação à versão híbrida.
“É como ter dois carros em um,” disse Ericksen. “E se isso servir como um benefício de conformidade, talvez possamos adoçar um pouco o pote no preço para que mais pessoas o considerem.”
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.