Restaurant Brands registra crescimento de 2,5% nas vendas, impulsionado por Burger King e Popeyes
Inflação nos EUA cresce acima do esperado em janeiro e taxa anual chega a 3%
Renda passiva de Steve Barsh chega US$ 105 mil por mês; saiba como guru do setor imobiliário faz isso
Apple lança Apple TV+ para Android e expande serviço de streaming
Chevron anuncia corte de até 20% da força de trabalho para reduzir custos
Publicado 28/01/2025 • 16:22
KEY POINTS
Carnaval promete impulsionar o comércio de restaurantes e bares
Foto: PEDRO TEIXEIRA/AGÊNCIA O DIA/AGÊNCIA O DIA/ESTADÃO CONTEÚDO
O Carnaval de 2025 chega trazendo otimismo para os empresários do setor de bares e restaurantes em todo o Brasil.
De acordo com pesquisa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), 74% dos empresários planejam abrir seus estabelecimentos durante os dias de folia e 69% esperam aumento no faturamento em comparação ao ano passado, que foi de R$ 1,4 bilhão, segundo o Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises.
Cerca de 59% dos empresários projetam um crescimento de até 20% no faturamento, e outros 10% acreditam em resultados ainda mais expressivos. Isso significa que sete a cada dez estabelecimentos projetam uma injeção na cada dos dois dígitos altos na receita. Caso a projeção de alta de pelo menos 20% de confirme, as receitas somarão pelo menos R$ 1,68 bilhão.
O Carnaval em março é visto como oportunidade para prolongar a temporada de alta movimentação turística em diversas regiões do país, de maneira ainda maior do que ocorreu em 2024. “No ano passado, tivemos um dos melhores carnavais para o setor de alimentação fora do lar”, disse o presidente-executivo da Abrasel, Paulo Solmucci, com alta anual de 15% no faturamento.
A expectativa é de que em 2025 os resultados sejam ainda melhores, impulsionados pelo maior poder de compra da população, pela redução do desemprego e pelo aumento do turismo, tanto doméstico quanto internacional.
Apesar do otimismo para a data, muitos empresários ainda enfrentam dificuldades financeiras. A pesquisa mostra que 38% das empresas possuem pagamentos em atraso. Destas,
“Embora a festa seja um bom ponto de partida, é essencial que os empresários vejam o Carnaval como preparação para um ano de crescimento contínuo”, disse Solmucci. Esse é o momento que os empresários devem usar para ajustar as finanças, atrair novos clientes e fortalecer os laços com os habituais.
A pesquisa também destacou que 74% dos empresários conseguiram reajustar os preços de seus cardápios em dezembro. Desses, 40% acompanharam o índice inflacionário, 23% elevaram abaixo dele e 11% aplicaram aumentos superiores ao IPCA. Os demais 26% não conseguiram implementar qualquer reajuste.
Cerca de 18% das empresas operaram em prejuízo no mês de dezembro, o menor índice em 12 meses. Outras 44% realizaram lucro e 37% tiveram estabilidade.
“Embora ainda estejamos enfrentando desafios acumulados, como o aumento dos preços dos insumos, o Carnaval tem o potencial de impulsionar o setor. É o momento de se reorganizar e criar estratégias”, disse Solmucci.
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 NAS PRÓXIMAS SEMANAS: FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto, TCL, LG Channels | Novos Streamings
Mais lidas
Copasa anuncia novo diretor financeiro e de RI
Pela primeira vez, uso de cartões supera R$ 4 trilhões em um ano
Renda passiva de Steve Barsh chega US$ 105 mil por mês; saiba como guru do setor imobiliário faz isso
Baidu, gigante chinesa de tecnologia, prepara novo modelo de IA enquanto DeepSeek agita o mercado
‘O mascote é algo maior que o produto’, diz especialista, sobre a estratégia do Duolingo