CNBC
Imagem de arquivo. Mark Zuckerberg, CEO da Meta, testemunha durante a audiência do Comitê Judiciário do Senado dos EUA "Big Tech e a Crise de Exploração Sexual Infantil Online" em Washington, DC, em 31 de janeiro de 2024.

CNBC Após investir bilhões em uma “equipe dos sonhos” de IA, Zuckerberg precisa entregar resultados aos acionistas da Meta

Serviços & Varejo

“O monopólio nunca é bom para o consumidor”, diz CEO da Alphacode sobre a chegada de super apps de delivery ao Brasil

Publicado 05/06/2025 • 15:27 | Atualizado há 2 semanas

Redação Times Brasil

KEY POINTS

  • O mercado de delivery no Brasil passa por mudanças estruturais com a consolidação dos chamados super apps e a entrada de novos concorrentes internacionais.
  • “O monopólio nunca é bom para o consumidor final, nem para os players desse mercado”, disse Rafael Franco, CEO da empresa de tecnologia Alphacode, em entrevista ao Real Time, do Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC.
  • A disputa entre empresas tende a beneficiar restaurantes e consumidores, na avaliação do CEO da Alphacode.

O mercado de delivery no Brasil passa por mudanças estruturais com a consolidação dos chamados super apps e a entrada de novos concorrentes internacionais.

“O monopólio nunca é bom para o consumidor final, nem para os players desse mercado”, disse Rafael Franco, CEO da empresa de tecnologia Alphacode, em entrevista ao Real Time, do Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC, se referindo à concentração de operações em poucas plataformas – situação que, segundo ele, será alterada com a chegada de novos aplicativos.

Entre os principais movimentos do setor, destaca-se a chegada do aplicativo Keeta, controlado pela gigante chinesa Meituan. De acordo com Franco, a diferença de escala entre as operações do Keeta e as brasileiras é significativa. “O que o nosso maior app de delivery no Brasil entrega em um mês, o Keeta entrega em um dia”, disse. O executivo explicou que a plataforma chinesa já utiliza recursos como entregas por drones, o que pode elevar a concorrência tecnológica no país.

Leia também:

Pedir delivery toda semana pode consumir até 17% do salário mínimo, aponta levantamento

‘Empreender é querer chorar 29 dias no mês’, diz CEO da hamburgueria líder no delivery

A disputa entre empresas tende a beneficiar restaurantes e consumidores, na avaliação do CEO da Alphacode. Ele projeta redução de taxas para estabelecimentos e maior oferta de preços e serviços aos usuários. A estratégia dos super apps, segundo Franco, inclui diversificar os serviços além da entrega de comida, integrando novas soluções para o público.

Outro ponto abordado foi o fortalecimento dos canais próprios de venda por parte dos restaurantes. Rafael Franco apontou que, após a pandemia, marcas passaram a investir em aplicativos, sites e vendas via WhatsApp. “Hoje a gente já tem algumas marcas que apresentam mais da metade do faturamento vindo de canais digitais”.

A inteligência artificial também foi destacada pelo executivo como recurso determinante para o setor. De acordo com Franco, a tecnologia permite que as empresas analisem dados em larga escala e ofereçam campanhas personalizadas. “Cada consumidor é único e a inteligência artificial permite respostas individualizadas”, disse.

Por fim, o CEO avaliou que a estratégia mais eficiente para restaurantes é manter operações tanto nos marketplaces quanto em canais próprios. Ele explicou que, enquanto os super apps oferecem audiência ampla, os canais diretos garantem relacionamento próximo e acesso aos dados do cliente. “O canal próprio permite isso porque o dado passa a pertencer à marca”, concluiu.

📌ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Serviços & Varejo