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Starbucks vai lançar assistente da OpenAI da Microsoft Azure para baristas
Publicado 10/06/2025 • 19:27 | Atualizado há 1 dia
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Publicado 10/06/2025 • 19:27 | Atualizado há 1 dia
KEY POINTS
Starbucks vai lançar novidade tecnológica para ajudar baristas
Unsplash.
A Starbucks planeja lançar um assistente de IA generativa criado com a plataforma OpenAI da Microsoft Azure em 35 locais neste mês, como parte de sua estratégia para facilitar o trabalho dos baristas e acelerar o atendimento em suas lojas.
A nova tecnologia foi apresentada a mais de 14 mil gerentes de lojas da América do Norte durante o Evento de Liderança em Las Vegas, nos Estados Unidos, nesta terça-feira (10). Um lançamento mais amplo da plataforma “Green Dot Assist” nos EUA e Canadá está previsto para o ano fiscal de 2026 da empresa, que começa no outono.
O evento de três dias ocorre em conjunto com uma tentativa da Starbucks de revitalizar suas vendas nos EUA e “voltar a ser a Starbucks”, como o CEO Brian Niccol definiu desde que assumiu o cargo no ano passado. As prioridades de Niccol incluem reduzir o tempo de serviço para quatro minutos por pedido. Respostas rápidas e precisas às perguntas dos baristas podem ajudar a alcançar esse objetivo.
“É apenas mais um exemplo de como a tecnologia inovadora está a serviço de nossos parceiros, garantindo que estamos fazendo tudo o que podemos para simplificar as operações, tornar o trabalho deles um pouco mais fácil, talvez um pouco mais divertido, para que possam fazer o que fazem de melhor”, disse Deb Hall Lefevre, diretora de tecnologia da Starbucks, à CNBC.
Em vez de folhear manuais ou acessar a intranet da Starbucks, os baristas poderão usar um tablet atrás do balcão equipado com o Green Dot Assist para obter respostas para uma série de perguntas, desde como fazer um espresso gelado até resolver erros de equipamentos. Os baristas podem digitar ou perguntar verbalmente suas dúvidas em linguagem de conversa.
À medida que o assistente de IA evolui, a Starbucks tem planos ainda maiores para sua próxima geração. Essas ideias incluem criar automaticamente um chamado para o suporte técnico em caso de problemas com equipamentos ou gerar sugestões de substituição quando um barista falta ao trabalho, de acordo com Lefevre.
Desde que a OpenAI lançou o ChatGPT no final de 2022, as empresas têm tentado implementar inteligência artificial generativa em suas operações, imaginando que o entusiasmo com a IA pode reduzir despesas e talvez até aumentar o valor de suas ações. Walmart e JPMorgan Chase estão entre os gigantes corporativos que lançaram assistentes de IA para sua força de trabalho.
Mas os chatbots nem sempre são a solução perfeita. Eles podem, às vezes, fornecer respostas imprecisas, conhecidas como “alucinações”, o que pode ser um problema em vez de uma solução fácil. Lefevre disse que a parceria da empresa com a Microsoft inclui um mecanismo de base que garante a precisão das informações fornecidas.
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Outras empresas de restaurantes também estão buscando a IA para simplificar o trabalho de seus funcionários e melhorar as operações. Um exemplo é a Yum Brands, que fez parceria com a Nvidia para lançar pedidos por IA, visão computacional impulsionada pela Nvidia e avaliações de desempenho de restaurantes movidas por IA.
Mas nem todos os acordos de IA foram bem-sucedidos; o McDonald’s encerrou sua parceria com a IBM após os testes de pedidos por drive-thru com IA não atenderem às expectativas.
Outras novas tecnologias em exibição no Evento de Liderança incluem a última geração das máquinas de espresso Mastrena da Starbucks e um sistema de ponto de venda mais intuitivo.
Lefevre disse que baristas experientes têm aprendido a usar o novo sistema de ponto de venda em apenas uma hora. Além disso, a tecnologia pode oferecer recomendações personalizadas e pedidos repetidos de clientes fiéis, ajudando a Starbucks a alcançar o toque personalizado que deseja trazer de volta para suas lojas.
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Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
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