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“Sustentabilidade virou pilar estratégico na logística”, diz executivo da Beiersdorf
Publicado 22/05/2025 • 13:00 | Atualizado há 1 mês
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Publicado 22/05/2025 • 13:00 | Atualizado há 1 mês
KEY POINTS
A sustentabilidade tem se consolidado como parte das estratégias corporativas no setor de cosméticos. A Beiersdorf, dona das marcas Nivea e Eucerin no Brasil, vem estruturando metas globais para reduzir emissões e o uso de plástico nas embalagens.
“Sustentabilidade virou pilar estratégico. Sempre falamos de custo e serviço e, hoje, esse tema faz parte do meu papel como gestor de logística”, afirmou Hermes Lopes, head de logística da Beiersdorf Brasil, durante entrevista ao Real Time, do Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC.
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Hermes Lopes explicou que as metas da companhia são globais e gradativas. Até 2025, a previsão é de reduzir 30% das emissões de gases de efeito estufa nos escopos 1 e 2. O índice deve chegar a 50% em 2032 e, até 2045, a expectativa é atingir a neutralidade de carbono, com redução de 90% e compensação dos 10% restantes via mercado de carbono.
Na área de embalagens, o objetivo é reduzir 50% do uso de plástico virgem e incorporar materiais recicláveis. O executivo declarou que essas iniciativas estão associadas à redução de emissões e à promoção de uma economia circular.
A operação logística da Beiersdorf no Brasil também passa por mudanças. Segundo Lopes, desde 2022, o centro de distribuição da empresa é abastecido 100% com energia solar. A matriz energética renovável está presente ainda em centros de distribuição e escritórios fora do Brasil.
Na logística de transporte, a companhia iniciou, em parceria com a Reiter Log, o uso de um veículo pesado elétrico para realizar o trecho entre a fábrica em Itatiba (SP) e o centro de distribuição em Jundiaí (SP). Além disso, anunciou a utilização de veículos movidos a biometano no transporte fracionado para a região Sul do país. “Esperamos reduzir cerca de 140 toneladas de CO₂ por ano com essas operações”, disse.
A empresa também desenvolve projetos internos e externos para incentivar a reciclagem. Hermes relatou que, desde 2023, a Beiersdorf firmou parceria com o Grupo Muda para instalar contêineres de coleta seletiva em 19 condomínios de São Paulo. Além disso, iniciou um trabalho de reciclagem de aerossóis, garantindo a retirada de gases propelentes antes do descarte.
O projeto surgiu a partir de um grupo de voluntários da companhia voltado à educação ambiental e à promoção de práticas alinhadas à economia circular.
Sobre o panorama nacional, Hermes Lopes avaliou que a sustentabilidade já integra a estratégia de empresas do setor. Para ele, o tema avança, mas ainda enfrenta desafios. “Vejo muitas companhias adotando ações. É um movimento que não tem volta, mas com muitas oportunidades pela frente”, concluiu.
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