SEC processa Elon Musk por não divulgar corretamente participação no Twitter
JPMorgan divulga balanço do quarto trimestre, superando expectativas do mercado
Citigroup retorna ao lucro no quarto trimestre, superando estimativas do mercado
Goldman Sachs supera expectativas com lucro recorde e forte receita no quarto trimestre
Wells Fargo tem resultados acima do esperado no quarto trimestre, com forte projeção para 2025
Publicado 09/12/2024 • 15:01
KEY POINTS
Divulgação
O Bradesco vai começar a testar o Pix por aproximação através de um piloto em janeiro. Inicialmente, os clientes do banco poderão pagar com Pix aproximando o celular na maquininha nos terminais da Cielo, mas gradativamente, a ferramenta será estendida a outras credenciadoras.
A opção do Pix por aproximação ficará disponível na tela inicial do app do banco, sem a necessidade de que o cliente faça o login. Em paralelo, o banco começou a testar o Pix por aproximação através do Google Pay, a carteira digital do Google. O serviço deve chegar a todos os clientes em fevereiro.
O Pix por aproximação permitirá que o cliente pague com Pix sem ter de logar nos aplicativos de bancos e fintechs. Através do chamado iniciador de pagamentos, ele poderá cadastrar o Pix em carteiras digitais e pagar por aproximação, aos moldes do que já é possível para cartões de crédito e débito.
O mercado espera que, com isso, aumente o uso do Pix para pagar compras de produtos e serviços.
Os bancos terão de oferecer a ferramenta aos clientes a partir de fevereiro do ano que vem. Itaú Unibanco, C6 Bank e PicPay já começaram a oferecer o produto, através de uma parceria com o Google Pay.
“A novidade representa um grande avanço para a praticidade das transações. Com o Pix por aproximação, o processo de pagamento se torna ainda mais rápido e intuitivo, similar ao uso de cartões contactless”, diz em nota o diretor de Produtos Digitais do banco, Marcos Cavagnoli.
A Cielo, em pesquisa recente, detectou que pagamentos mais rápidos ajudam a destravar vendas no comércio.
“O estudo mostra ainda que mais de 90% dos varejistas acreditam no uso das novas tecnologias para fidelização de clientes. Nesse sentido, o Pix por aproximação vem como uma solução eficiente, segura, e que torna a jornada de pagamento mais simples e sem fricção”, afirma o presidente da empresa, Estanislau Bassols.