Principais bancos dos EUA processam Fed por testes de estresse bancário

CNBC Principais bancos dos EUA processam Fed por testes de estresse bancário

Tecnologia & Inovação

Itaú Unibanco lançará inteligência artificial para melhorar atendimento ao cliente

Publicado 22/11/2024 • 11:39

Estadão Conteúdo

KEY POINTS

  • O Itaú Unibanco está prestes a lançar uma ferramenta de IA generativa, chamada Inteligência Itaú, para aprimorar o atendimento aos clientes.
  • A iniciativa surge após o banco estabelecer diretrizes mínimas para o uso da tecnologia.
  • A funcionalidade do Itaú Unibanco será lançada até o final deste mês, começando com 5 mil clientes e expandindo gradualmente.
Itaú Unibanco lançará IA para melhorar atendimento ao cliente.

Itaú Unibanco lançará IA para melhorar atendimento ao cliente.

Reprodução Pexels.

O Itaú Unibanco está prestes a lançar uma ferramenta de inteligência artificial generativa, chamada Inteligência Itaú, para aprimorar o atendimento aos clientes. Inicialmente, a tecnologia será usada para pagamentos e gestão financeira, ainda em fase de testes. A iniciativa surge após o banco estabelecer diretrizes mínimas para o uso da tecnologia.

“Ao longo de 2024, fomos aprendendo e investindo mais nessas soluções, até que chegamos a um momento em que criamos os chamados guardrails. É um modelo de multiagentes, são agentes autônomos que interagem entre si”, disse Ricardo Guerra, diretor de tecnologia, design e dados do Itaú.

O banco vinha testando a IA generativa há quase dois anos, mas hesitava em utilizá-la no atendimento ao cliente devido aos riscos de operação fora dos padrões estabelecidos.

Riscos e funcionalidades da GenAI

Guerra destacou que embora a GenAI seja uma boa tecnologia, ela apresenta riscos, como a possibilidade de “alucinações”. “Na hora de o Itaú interagir com seus clientes, isso não é admissível”, afirmou.

A nova ferramenta permitirá que os clientes realizem transações via Pix através do WhatsApp oficial do banco, interpretando mensagens para efetuar transferências.

Implementação gradual da ferramenta do Itaú Unibanco

“Estamos dando um passo relevante, de estar cada vez mais no contexto dos clientes”, disse João Araújo, diretor de negócios, plataformas e experiências digitais do Itaú Unibanco.

A funcionalidade do Itaú Unibanco será lançada até o final deste mês, começando com 5 mil clientes e expandindo gradualmente.

MAIS EM Tecnologia & Inovação