Embraer: carteira de pedidos no quarto trimestre de 2024 chega a US$ 26,3 bilhões
Publicado 06/02/2025 • 10:25 | Atualizado há 1 mês
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Publicado 06/02/2025 • 10:25 | Atualizado há 1 mês
KEY POINTS
A Embraer anuncia que sua carteira de pedidos total atingiu US$ 26,3 bilhões no 4T24. Segundo a companhia, é o maior volume registrado pela empresa em sua história, mais de 40% acima na comparação ano sobre ano (4T23) e 16% maior na comparação trimestre sobre trimestre (3T24).
No total, a Embraer entregou 75 aeronaves no último trimestre do ano, 27% acima dos 59 aviões entregues no trimestre anterior (3T24) e igual ao volume entregue no mesmo período de 2023 (4T23).
A empresa entregou 206 aviões no ano de 2024 – um crescimento de 14% em relação às 181 aeronaves de 2023.
A Luxair formalizou o pedido para 2 jatos E195-E2, que vão complementar a frota de aeronaves de maior porte já encomendadas pela companhia aérea. Ao exercer 2 opções garantidas em seu pedido firme de 2023 para 4 aeronaves, a Luxair tem agora um total de 6 jatos E195-E2 encomendados.
Portanto, a Embraer atualmente possui 179 pedidos firmes para a sua família de jatos E2 e 164 para a sua aeronave E1-175.
Os jatos médio e super-médio Praetor 500 e Praetor 600 representaram metade das entregas do segmento (22 aeronaves) durante o trimestre, impulsionados pelo momento positivo da família de produtos. Enquanto isso, o Phenom 300, jato mais vendido e voado no mundo na sua categoria por 12 anos seguidos, foi líder de entregas (19 aeronaves) durante o período.
Em 2024, as entregas do quarto trimestre representaram 34% do total anual, enquanto esse número foi de 45% em média nos cinco anos anteriores.
Em Serviços & Suporte, a carteira de pedidos expandiu para US$4,6 bilhões no 4T24 – uma cifra mais de 50% acima ano contra ano e mais de 30% maior trimestre sobre trimestre – apoiada por novos contratos de longo prazo com a Flexjet na Aviação Executiva, e Air Serbia, LOT Polish Airlines e CommuteAir na Aviação Comercial.
“Esses contratos do segundo grupo são para o Programa Pool e Part Exchange Plus, que prestarão suporte às frotas E-Jets dessas empresas com uma ampla gama de componentes de reparo, serviços e gerenciamento de reparos”, disse a Embraer.
“Além disso, contribuições de peças de reposição, publicações técnicas, serviços técnicos, treinamento e modificações desempenharam um papel fundamental neste resultado. Serviços & Suporte terminou 2024 com um índice de pedidos para vendas líder na indústria de 1,9 baseado em valores financeiros”, acrescentou a Embraer.
Na Defesa & Segurança, a carteira de pedidos cresceu para US$4,2 bilhões no 4T24 – número 67% maior ano sobre ano e 15% acima trimestre sobre trimestre – com suporte de novos pedidos para o C-390 Millennium (4) e o A-29 Super Tucano (10).
A Embraer atualmente possui 32 pedidos firmes para o seu transporte militar e 17 para a sua aeronave de ataque leve. Enquanto isso, a Defesa & Segurança continuou aumentando a sua produção com a entrega de 3 novos jatos C-390 Millennium em 2024, em comparação com 2 em 2023. Consequentemente, a unidade terminou 2024 com um índice de pedidos para vendas líder na indústria, de 3,3 baseado em valores financeiros.
A divisão assinou contratos firmes no último trimestre de 2024 com a Força Aérea Tcheca e um cliente não divulgado, para 2 aeronaves C-390 Millennium cada um – essas aeronaves entraram na carteira de pedidos. Além disso, esse jato de transporte militar foi selecionado pela Eslováquia (3) e Suécia (não divulgado) no período – não houve assinatura de contratos ainda; portanto essas aeronaves não foram incluídas na carteira de pedidos.
A unidade de negócios também assinou um contrato firme com um cliente não divulgado para 6 aeronaves A-29 Super Tucanos no último trimestre de 2024, e outro com um cliente não divulgado da África para 4 aviões adicionais.
Enquanto isso, a Força Aérea Portuguesa se tornou o primeiro cliente da versão OTAN dessa aeronave de ataque leve (12) – porém o contrato não estava ativo no final de 2024 – e a Força Aérea Uruguaia exerceu as suas opções (5) no começo de 2025. Portanto, essas 17 aeronaves ainda não constam na carteira de pedidos.
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